Existem diversos tipos de hepatite, sendo as hepatites A, B e C as mais comuns. A princípio, por serem de origem viral, a maioria delas se transmitem por meio do contato com água e alimentos contaminados. Nesse sentido, a hepatite A é uma inflamação do fígado causada por um vírus, geralmente tem um curso benigno. ⠀
Sintomas
Os sintomas de hepatite A geralmente surgem cerca de 4 semanas após a infecção pelo vírus que provoca a doença e, em alguns casos, podem nem chegar a aparecer.
- Cansaço excessivo e frequente
- Dor nas articulações ou músculos
- Diminuição do apetite
- Dor na região superior direita da barriga
- Diarreia ou prisão de ventre
Prevenção da hepatite A
Contudo, é possível prevenir a hepatite A por meio de vacinação. Ela se espalha por alimentos/água contaminados ou pelo contato com uma pessoa infectada. Outras dicas são melhorar as condições de saneamento básico e de higiene, como:
- Lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de comer ou preparar alimentos;
- Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos de consumo cru, deixando-os de molho por 30 minutos;
- Cozinhar bem os alimentos antes de consumir, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco;
- Lavar adequadamente pratos, copos, talheres.
Diagnóstico da doença
O diagnóstico é realizado por exame de sangue, no qual se procura por anticorpos anti-HAV. Após a confirmação, o profissional de saúde indicará o tratamento mais adequado, de acordo com a saúde do paciente.
A doença é totalmente curável quando o portador segue corretamente todas as recomendações médicas. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno. Mas causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante em menos de 1% dos casos.
O nosso fígado é um órgão vital que possui várias tarefas a seu encargo, tais como: digestão, armazenamento de energia e remoção de toxinas. Por isso, vamos cuidar dele como ele cuida de nós.
Por fim, veja aqui sobre a Hepatite C.