Hoje passaremos algumas informações para que você saiba em detalhes quais os valores revisados no FGTS 2023.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma garantia dos trabalhadores brasileiros, depositada mensalmente pelas empresas em que atuam. O dinheiro acumulado pode utilizar em diversas situações, como na compra da casa própria, na aposentadoria, em casos de demissão sem justa causa, entre outros. Em 2023, o FGTS poderá passar por uma revisão dos seus valores, o que pode gerar dúvidas e incertezas nos trabalhadores.
Para deixar você por dentro de tudo sobre esta possível revisão, nós separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Revisão do FGTS pode ser aprovada. Veja os detalhes e quais valores serão revisados em 2023
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito garantido a todo trabalhador brasileiro com contrato formal. Ele possui diversos objetivos, como oferecer segurança em caso de demissão sem justa causa e garantir um suporte financeiro em situações adversas, como a aquisição da casa própria ou pagamento de despesas médicas.
Com previsão para ocorrer em 2023, a revisão do FGTS tem gerado grande expectativa. A princípio, uma das mudanças é a revisão do valor do saque imediato, que podem alterar para acomodar o cenário econômico do país.
Além disso, existe a possibilidade de atualização do saldo do FGTS, pois desde 1999 se corrige pela Taxa Referencial, que tem se mostrado insuficiente para manter o poder aquisitivo dos trabalhadores. Por isso, está em estudo a possibilidade de adotar outra forma de correção, que seja mais justa e adequada à realidade do mercado.
Outra possibilidade de revisão do FGTS é a redução da taxa de administração do fundo, que atualmente é de 1% ao ano. Essa redução pode representar uma economia significativa para os trabalhadores.
Quem terá direito a revisão do FGTS?
Conforme já dito anteriormente, o FGTS é um benefício que todo trabalhador brasileiro tem direito a receber, e pode apoiar financeiramente aqueles que receberem a demissão sem justa causa, ou em outras situações, como aquisição da moradia própria, calamidades públicas, etc.
Contudo, desde 1999, o atual índice de correção monetária do FGTS tem sido a Taxa Referencial, sendo muito inferior à inflação do país. Isso faz com que muitos trabalhadores percam dinheiro ao longo dos anos, visto que o FGTS não se valoriza o suficiente para acompanhar a alta dos preços.
Por essa razão, muitos trabalhadores buscam a revisão do FGTS para conseguir a correção monetária adequada e assim, receber os valores perdidos ao longo dos anos. A medida vale para todas as pessoas que trabalharam com carteira assinada entre 1999 e 2023.
Caso aprovem a revisão dos valores do FGTS, será possível revisar o benefício do período de 1999 a 2023, o que significa que todos os trabalhadores que estiverem dentro desse período terão direito a essa revisão.
Agora que você já sabe tudo sobre a possível aprovação da revisão dos valores do FGTS. Aguarde as próximas notícias para saber exatamente quando pedir a revisão!