Existem valores “esquecidos” para receber do INSS e estão guardados para que você faça a solicitação e receba estes valores. Por isso, nós indicaremos como ver se você tem valores a receber do INSS.
Quais as situações possíveis de haver valores a receber no INSS?
Existem 2 situações possíveis de haver valores a receber no INSS. São elas:
Valores referentes à revisão de auxílios pagos indevidamente
O benefício por incapacidade, denominado atualmente como aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, auxílio-doença, foram pagos irregularmente, em que o cálculo foi considerado errado, entre os anos de 2002 e 2009. Assim, a partir de um acordo entre o Ministério Público Federal e o INSS, aproximadamente 11 mil segurados do INSS estão recebendo os valores devidos em lotes.
Sendo assim, entre os dias 2 e 7 de maio deste ano foram feitos os pagamentos do último lote de revisão, o que deveria contemplar 10,4 mil pessoas. O que ocorre é que muitas pessoas ainda não fizeram o saque deste dinheiro.
Então, para ver se você tem direito a este dinheiro é possível fazer de 3 maneiras diferentes:
- Utilizando o site do Meu INSS;
- Utilizando o aplicativo do Meu INSS;
- Através do telefone 135.
Para utilizar o site ou o aplicativo do Meu INSS para fazer a consulta é preciso:
- Acessar o site ou aplicativo;
- Indicar o CPF e a senha cadastrada no gov.br;
- Ir em busca na tela inicial e digitar “Revisão” e clicar e pesquisar;
- Clique em “Revisão de Benefício — artigo 29”;
- Clique em “Consultar Revisão de Benefício — art. 29”.
Mas atenção:
Saiba que você ainda pode solicitar a Revisão do Benefício se atender aos seguintes requisitos:
- O segurado possuir até 45 anos no mês de abril;
- Não estar recebendo mais o benefício que foi calculado com erro;
- Possuía direitos a receber valores atrasados a partir de R$ 6.000,01, em 2012.
Possuir depósitos judiciais do INSS
Há beneficiários na condição de aposentados e pensionistas do INSS que solicitaram judicialmente a concessão ou a revisão da aposentadoria, que incidem valores de até 60 salários mínimos, ou seja, em valores atuais, R$ 72.700,00. São os chamados RPVs (Requisições de Pequeno Valor) do INSS.
As RPVs são precatórias (dívidas do governo que foram determinadas pela justiça de maneira definitiva), ademais, em ações judiciais de até 60 salários mínimos.
Esse dinheiro das RPVs está disponível no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, em contas judiciais. Assim, para verificar se você tem direito a receber as RPVs deve entrar no site do Tribunal Federal da sua região e digitar o número do processo e o CPF, procurando pela Aba “Precatórios” e verificar se o dinheiro já tem autorização para pagamento.
Mas lembre-se: Se estes valores ficarem “esquecidos” por mais de 2 anos, os valores voltarão para a União e a pessoa deve solicitar novamente na Justiça.
Sendo assim, agora que você já sabe das duas situações em que é possível ter dinheiro “esquecido” no INSS e como fazer para saber se você tem direito a este dinheiro, vai lá, procure e se informe. Aproveite essas dicas incríveis aqui.