Através do Ministério do Desenvolvimento Social, o governo federal anunciou que haverá um pente-fino do Bolsa Família. Logo após descobrir possíveis indicadores de ações fraudulentas no sistema de pagamento da Auxílio Brasil, delatadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), a equipe de transição recomendou essa ação. Por isso, explicaremos hoje como funcionará o novo pente-fino do Bolsa Família.
Quais as razões pelas quais o Bolsa Família realizará a operação pente-fino?
O pente-fino foi anunciado em resposta a alegações e suspeitas de que algumas famílias estavam recebendo Auxílio Brasil, apesar de não cumprirem os requisitos de elegibilidade.
Uma sugestão é revisar os dados atualmente armazenados no Cadastro Único, a fim de erradicar quaisquer grupos fraudulentos e abrir espaço para novos beneficiários aderirem ao Programa Bolsa Família.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou uma atualização nas informações. Ele até admitiu que as famílias podem ser desqualificadas do programa durante esse processo, reduzindo a quantidade de participantes no benefício em potencial.
No entanto, isso não aconteceu em janeiro e, como resultado, a quantidade de famílias atendidas pelo Auxílio Brasil teve um aumento de 300 mil pessoas.
O principal motivo para o aumento é que o pente-fino no benefício ainda não iniciou. Espera-se que o processo de filtragem ganhe velocidade em fevereiro e termine no final de março.
Após esse procedimento, ficará disponível o suplementar de R$ 150,00 para crianças menores de seis anos.
Como será o funcionamento do pente-fino do Bolsa Família?
O governo federal divulgou alguns dados sobre os beneficiários do Bolsa Família, que causaram indagações. Embora o ministro Wellington Dias não tenha se referido a esse processo como pente-fino por não gostar do termo, ele confirmou que será feito um processo de verificação cadastral.
Esse sistema examinará os dados mesclados com outros bancos de dados federais e analisará as informações familiares compartilhadas por meio do CadÚnico. Também anunciou que os municípios trabalhariam com eles na busca ativa de famílias que precisassem verificar as informações repassadas ao governo.
Esta averiguação e análise destina-se principalmente às seguintes unidades familiares:
- As famílias unipessoais aumentam nos derradeiros meses no cadastro do Auxílio Brasil;
- As famílias cujos dados de cadastro não tem atualização há no mínimo 2 anos.
O que você deve fazer se for chamado para averiguar o benefício?
Quando uma família recebe o convite para o pente-fino pelo Bolsa Família, ela recebe instruções sobre como opera o processo de verificação de dados.
Então, aqueles que levantarem suspeitas de que algo está errado com sua inscrição serão contatados. Ademais, eles precisarão trazer evidências que confirmem as informações que já forneceram.
Logo após receber esta convocação, espera-se que os representantes da família tomem as seguintes medidas:
- Atualização das informações na escola onde as crianças estão matriculadas;
- Atualização da carteira de vacinação;
- Visitar uma agência municipal de assistência social, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atualizar o cadastro;
- Trazer documentos que identifiquem as pessoas com fotos, holerites e outros documentos.