Se você trabalha com carteira assinada, saiba que as normas da CLT te garantem direito ao saque do FGTS e as regras para usá-lo passaram por diversas mudanças recentemente. Agora ele pode ser retirado em diversas situações. Veja como usar seu FGTS de forma inteligente, aqui no Brasil 123.
Como usar seu FGTS de forma inteligente
Se você tem alguma dívida, saiba que usar seu FGTS para quitar essa pendência é uma ótima ideia, afinal, antes de qualquer investimento, a primeira dica é se livrar das suas contas.
Mas, caso não tenha dívidas a pagar, saiba como usar seu FGTS de forma inteligente e, com certeza, fazer compras não é uma delas.
Use seu FGTS para um financiamento
Se você deseja realizar o sonho da casa própria, saiba que pode usar o FGTS como entrada para o seu financiamento. De acordo com o site da Caixa Econômica, o contrato e o imóvel devem se manter nas regras do Sistema Financeiro de Habitação para que você consiga usar esse valor para sua entrada.
Use seu FGTS para amortização
Além disso da entrada em um financiamento, o valor do seu FGTS pode ser usado para amortização da sua dívida. Afinal, quem está pagando um financiamento sabe que essas dívidas duram muitos anos para acabar. Então, por isso, a melhor escolha para se livrar das contas de forma mais rápida é a amortização.
Ou seja, você usa o valor do FGTS para reduzir o número ou o valor das parcelas em um financiamento e, dessa forma, essa dívida passa a caber no seu bolso.
Use o FGTS para abrir seu negócio
Sendo assim, muitas vezes, o que falta para uma pessoa abrir um negócio e viver da renda gerada em sua empresa é apenas o capital inicial investido. Portanto, saiba que uma das formas de usar seu FGTS de forma inteligente é na abertura do seu negócio, seja qual for o ramo de atuação.
Afinal, supondo que você tenha proficiência na culinária e falte apenas um dinheiro para abrir seu restaurante, pode usar o seu FGTS para que você abra uma franquia ou invista em equipamentos que proporcionem uma renda ativa para sua vida, por exemplo.
Hoje em dia, com R$ 3.000 você já consegue abrir uma franquia pequena. Procure a ABF (Associação brasileira de Franchising) para entender quais são os ramos mais promissores e invista seu capital nisso.
Invista em conhecimento
Por fim, mas longe de ser menos importante, saiba que para usar seu FGTS de forma inteligente, você pode investir em conhecimento.
Portanto, use seu dinheiro para fazer algum curso para aumentar sua especialização em alguma área que você já atua, por exemplo.