Usar FGTS em leilão de imóveis pelo banco é uma excelente oportunidade para adquirir uma casa com preços abaixo do mercado. Isso porque, o banco Santander fará um leilão onde os valores estão até 56% abaixo do valor de mercado.
Pensando nisso, separamos algumas informações para que você saiba como usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para adquirir um imóvel novo e com um belo desconto. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Saiba como usar FGTS em leilão de imóveis pelo banco
O FGTS é um direito trabalhista que todos os cidadãos que exercem suas funções com registro na carteira têm direito. E, conforme todos já devem saber, esse dinheiro só pode ser sacado ou utilizado em alguns casos específicos. Assim sendo, comprar um imóvel próprio, é uma dessas situações.
E, além disso, também há a possibilidade de usar o dinheiro do Fundo de Garantia nos leilões de imóveis que os bancos fazem periodicamente. Como já dito anteriormente, o banco Santander está para realizar um desses leilões, e o valor dos imóveis são tentadores, uma vez que estão bem abaixo do preço de mercado.
Sendo assim, muitos trabalhadores querem saber como usar o FGTS em leilão de imóveis pelo banco, para facilitar a compra.
Para isso, basta seguir as seguintes dicas:
1. Conheça as regras do FGTS para aquisição de imóveis em leilão
Primeiramente, antes de decidir usar FGTS em leilão de imóveis pelo banco, é fundamental conhecer as regras estabelecidas pelo Governo. De acordo com essas regras, o valor máximo do imóvel não pode ultrapassar R$1.500.000,00.
E, além disso, para utilizar o FGTS, é necessário ter no mínimo três anos de trabalho com carteira assinada. Ademais, é necessário ainda, estar com todas as contribuições do FGTS em dia.
2. Verifique as condições do leilão realizado pelo banco
O segundo passo é verificar as condições específicas do leilão em questão. Para isso, informe-se sobre a data, o local e a modalidade. Além disso, não esqueça de certifique-se de que o banco estabelece a possibilidade de utilização do FGTS para aquisição do imóvel leiloado.
3. Reúna a documentação necessária
Depois de obter todas as informações necessárias, é hora de reunir a documentação. Acontece que, para usar FGTS em leilão de imóveis pelo banco, é necessário apresentar:
- Carteira de trabalho;
- Extrato do FGTS atualizado;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- Declaração do Imposto de Renda, entre outros documentos.
Ademais, verifique junto ao banco quais são os documentos necessários para a utilização do FGTS em um leilão de imóveis.
4. Faça uma análise detalhada do imóvel a ser adquirido
Por fim, antes de efetuar a compra de um imóvel em leilão utilizando o FGTS, é de extrema importância fazer uma análise do imóvel. Para isso, verifique possíveis problemas estruturais, pendências jurídicas, dívidas condominiais, entre outros aspectos que podem gerar problemas futuros. Além disso, ainda recomenda-se solicitar a ajuda de um profissional da área para auxiliar nessa avaliação.
Você achou fácil usar o FGTS em leilão de imóveis pelo banco? Deixe sua opinião nos comentários!