Ao solicitar benefícios previdenciários, não é suficiente apenas fazer a solicitação pela internet. Dessa forma, é preciso realizar uma perícia médica pelo INSS para que o pagamento ao trabalhador seja liberado.
Ademais, tal medida é exigida para certos tipos de auxílios e depende do parecer do perito para determinar se o pagamento será cancelado ou mantido.
Veja a seguir como ser aprovado na perícia médica do INSS.
Benefícios do INSS
Lembrando que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tem uma série de auxílios para trabalhadores que precisam ficar afastados por determinado motivo.
Dessa forma, quando um trabalhador precisa se ausentar do trabalho por motivos de saúde, ele tem direito a receber assistência financeira da Previdência Social.
No entanto, é essencial que ele agende uma perícia médica junto ao INSS para comprovar sua condição de saúde e garantir o pagamento do salário previdenciário.
Além disso, em situações de afastamento por problemas psicológicos, pode-se apresentar um atestado e um laudo de outro profissional como prova da condição do paciente.
Veja também: CONSIGNADO INSS: Governo BATE O MARTELO para NOVA TAXA DE JUROS que vai impactar os brasileiros
Como funciona a perícia médica do INSS?
O médico perito do INSS tem a função de analisar cada caso individualmente, confirmar as informações prestadas e por fim emitir seu parecer sobre a solicitação do benefício.
Ademais, vale ressaltar que a realização da perícia é essencial para evitar possíveis fraudes nas requisições dos direitos previdenciários, assegurando que somente aqueles que realmente necessitam recebam o auxílio financeiro.
Veja também: SURPRESA TOTAL: Decisão de Haddad sobre nova regra do CONSIGNADO DO INSS vai afetar aposentados e pensionistas
Como ser aprovado na perícia médica?
O processo de avaliação médica do INSS gera bastante temor em muitas pessoas, uma vez que pode levar à negação indevida de um benefício. No entanto, há algumas medidas que podem ser adotadas para aumentar as possibilidades de aprovação neste processo.
A seguir, veja algumas dicas para ser aprovado na perícia médica do INSS:
- Compareça com pelo menos 15 minutos de antecedência;
- Tenha em mãos todos os documentos necessários;
- Faça uma nova consulta alguns dias antes da avaliação, a fim de obter um documento atualizado com informações precisas sobre a doença;
- Lembre-se de priorizar os problemas que realmente te impedem de trabalhar;
- Não exagere nos sintomas ou minta sobre algo que você não está sentindo;
- Use roupas leves e simples para facilitar a avaliação.
Mais sobre o INSS e seus benefícios
Lembrando que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável por administrar diversos benefícios previdenciários no Brasil.
Dessa forma, abaixo estão listados alguns dos principais benefícios do INSS:
- Aposentadoria por idade: benefício concedido ao trabalhador que atinge a idade mínima de 60 anos, se mulher, ou 65 anos, se homem, e comprova um período mínimo de contribuição ao INSS;
- Aposentadoria por tempo de contribuição: benefício concedido ao trabalhador que comprova um período mínimo de contribuição ao INSS (35 anos, se homem, e 30 anos, se mulher);
- Aposentadoria por invalidez: benefício concedido ao trabalhador que se encontra incapacitado para o trabalho por motivo de doença ou acidente;
- Auxílio-doença: benefício concedido ao trabalhador que se encontra temporariamente incapacitado de realizar suas atividades profissionais devido à doença ou acidente;
- Salário-maternidade: benefício concedido à trabalhadora que se afasta do trabalho em decorrência de parto ou adoção;
- Pensão por morte: benefício concedido aos dependentes do trabalhador que falece, incluindo cônjuge, filhos e pais;
- Benefício de prestação continuada: benefício concedido a idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que comprovem não ter meios de prover sua subsistência.
Veja também: INSS: Companheira e ex-cônjuge de segurado falecido podem ter direito à PENSÃO