Muita gente não sabe que tem como sacar dinheiro esquecido de pessoa falecida nos bancos. Afinal, não é raro acontecer de nos esquecermos de certas quantias, seja por ter esquecido de sacar valores em contas inativas, seja por ter uma poupança antiga que não foi movimentada por anos.
Pode acontecer, ainda, de ficar um saldo positivo em uma conta corrente após o falecimento. Então, caso você seja um herdeiro, saiba que é possível sacar esse dinheiro, mas é importante seguir os passos corretos para evitar problemas com a justiça. Para te ajudar com isso, trouxemos muitas dicas. É só continuar lendo e conferir.
O que é dinheiro esquecido?
Antes de explicar como sacar o dinheiro esquecido de pessoa falecida, é importante entender o que isso significa. A saber, muitas pessoas podem ter dinheiro em contas bancárias sem movimentação há anos ou até décadas.
Assim, esse dinheiro fica parado e muitas vezes é esquecido pelos titulares das contas ou seus herdeiros. Quando isso acontece, considera-se como “abandono de conta” e o dinheiro vai para a Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.
O governo tem um papel importante em garantir o dinheiro esquecido e assim proteger o patrimônio nacional. Quando há o abandono das contas pelos titulares, encaminha-se o dinheiro para a Caixa, com gerência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Porém, desde o ano de 2022, o Banco Central liberou a consulta para valores esquecidos, seja pelos titulares das contas, seja pelos seus herdeiros, no caso de falecimento. Por isso, agora é possível acessar e sacar esse dinheiro, como veremos a seguir.
Como sacar dinheiro esquecido de pessoa falecida?
Primeiramente, é preciso acessar https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. Nesse portal, você deve clicar em “Sistema de Valores a Receber”. Feito isso, digite o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida. A consulta é automática e, em seguida, caso haja valores esquecidos, uma nota “O CPF pesquisado tem valores a receber” irá aparecer na tela.
Então, nesse caso, clique em “Acessar o SRV”, localizado na parte de baixo da tela. Nesta etapa, você deve informar os dados da conta gov.br do herdeiro, inventariante ou testamenteiro. Aliás, é importante ressaltar que esta pessoa precisa possuir conta prata ou ouro do gov.br, e que não se deve colocar os dados do falecido.
Na próxima tela, tecle em “Valores para pessoas falecidas” e, então, “Acessar”. Aí sim você deve colocar o CPF da pessoa falecida e sua data de nascimento e, depois, selecionar “Consultar”. É preciso ler e aceitar os termos e condições, além do “Termo de Responsabilidade de acesso a dados de terceiros”. Clique em “Confirmar” para ir para a próxima tela.
Ali, você verá a lista com as contas da pessoa falecida, os valores e nomes das instituições financeiras. Dessa forma, para sacar o dinheiro, você precisa entrar em contato com cada banco e solicitar o saque. Inclusive, ali mesmo você encontra o telefone e email de cada um deles para poder entrar em contato.
Agora que você já sabe como sacar dinheiro esquecido de pessoa falecida, coloque essas dicas em prática e receba os valores a que tem direito!