O telefone popular é mais um dos programas governamentais para dar acesso de comunicação fixa, para pessoas de baixa renda. Por isso, hoje nós indicaremos como pedir o telefone popular em sua casa.
O que é o Telefone Popular?
Este benefício tem como identificação: AICE (Acesso Individual Classe Social), que oferece às famílias que estão com inscrição atualizada no CadÚnico, o alcance à telefonia fixa, com oportunidades de pagamento facilitadas.
O custo do telefone popular depende muito dos impostos cobrados em cada estado, mas gira em torno de R$ 15,00. Este valor possibilita que o beneficiário utilize o telefone fixo com a finalidade de realizar chamadas locais para diversos telefones fixos. Possui um tempo limitado de 90 minutos mensais sem cobrança.
Caso ultrapasse o tempo limitado, para fazer ligações para celular, ou chamadas fora do local da cidade, ou internacionais, é preciso fazer a inserção de créditos.
Como pedir telefone popular para a sua casa?
Para solicitar esse programa para a sua casa, é preciso que a família tenha cadastro atualizado no CadÚnico, num período mínimo de 2 anos, constando dados sobre a renda familiar e endereço residencial.
Na sequência, o representante familiar deverá ir a uma concessionária local portando o NIS (Número de Identificação Social) e o CPF. Com essas informações, a concessionária irá fazer a consulta dos dados no CadÚnico e constatar se você preenche os requisitos para a contratação do Telefone Popular.
Então, se for aprovado, a instalação do telefone popular deverá ocorrer em no máximo 7 dias. Para entrar em contato com as concessionárias é possível ligar para:
- CTBC Telecom: 10312;
- Oi Região 2 (área de atendimento da antiga Brasil Telecom): 10314;
- Vivo/Telefônica: 10315;
- Oi Região 1: 10331;
- Sercomtel: 10343.
Como fazer para se cadastrar ou atualizar os dados no CadÚnico?
Para realizar o cadastro ou atualizar os dados no CadÚnico, o representante familiar deverá ir até uma unidade de funcionamento do CRAS da sua cidade, ademais, o seu CPF, comprovante de endereço em seu nome, e a sua folha de pagamento.
Além disso, deverá levar um dos documentos relacionados de cada um dos membros do grupo familiar: CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, título de eleitor, folha de pagamento.
Após a realização do cadastro ou a atualização do CadÚnico, é possível que você baixe o aplicativo do Cadastro Único e acompanhe a solicitação. Quando aprovada, é possível observar qual foi o seu enquadramento nos benefícios com direito.
Esta consulta é fundamental para ver se você está inserido em todos os benefícios que têm direito, e caso contrário, dirija-se novamente ao CRAS da sua cidade e tire suas dúvidas.
No caso do Telefone Popular, o cadastro no CadÚnico é o primeiro passo, que deverá em seguida preencher o requisito de 2 anos no programa. Depois disso, realizar a solicitação da participação no programa.
O Telefone Popular é mais um dos programas assistenciais do governo federal para famílias de baixa renda. Sendo assim, aproveite e faça a solicitação do benefício, tenha um telefone em sua casa, com a vantagem de baixo custo.