Para tudo nessa vida, é necessária uma negociação antes. Seja com o chefe, com o cliente, com a esposa ou namorado. A negociação acontece como tentativa de agradar aos dois lados no estabelecimento de regras que ambos concordem. Portanto, saiba como negociar, com as dicas do artigo abaixo.
Produtividade: livros que você precisa ler se quiser aumentar a sua
Se você quer sair com os amigos, mas é casado, com certeza terá que negociar com sua esposa um horário bom para voltar. Já se você trabalha com vendas, precisará a todo momento negociar com o cliente, ainda que certas regras não estejam em discussão. Saiba como negociar de forma inteligente, utilizando as dicas a seguir!
Ouça
Para negociar, primeiro é preciso ouvir o que a outra parte tem a dizer. Isso porque a negociação envolve sempre duas ou mais vontades e a sua você já conhece. Só resta, portanto, conhecer a fundo as vontades da outra parte para determinar qual é o melhor acordo para ambas.
Entenda os sinais
Mesmo que a outra parte não diga algo expressamente, ela pode demonstrar de várias formas. Portanto, saiba como negociar e interprete os sinais corporais apresentados pela outra parte na negociação. Isso fará com que você entenda quando está se aproximando do fechamento, ou do encerramento sem solução.
Faça conexão com a outra parte
Busque compreender a fundo a outra parte e se conectar com ela. Ou seja, mostre para ela o que vocês têm em comum e crie empatia entre vocês. Esse é um jeito ótimo de deixar todo mundo feliz numa negociação!
Entenda do assunto
Saiba como negociar demonstrando que você entende bem daquilo que está negociando. Ou seja, demonstre que você entende todas as variáveis. Mostrar segurança do que você está falando rende ótimos pontos em uma negociação!
NÃO FAÇA ISSO se não quiser piorar a sua ansiedade
Saiba os argumentos contrários
Se você já esteve em outras negociações parecidas, com certeza já sabe tudo que a outra parte vai falar. Portanto, sabe todas as desculpas que ela dará para não concordar com você. Dessa forma, você pode se preparar para responder a cada uma delas de forma inteligente (jamais arrogante) mostrando outras formas de enxergar a situação.
Não seja tão rígido
Claro que, ao tentar estabelecer um acordo, cada um quer que seja feito da sua forma. Entretanto, saiba negociar e ceder até onde puder. Isso não significa abrir mão do que você quer, mas entender que nem sempre dá para ganhar em cem por cento dos termos.
Estabeleça uma relação ganha-ganha
Continuando o raciocínio do item acima, estabeleça com a outra parte uma relação positiva para ambas! Ou seja, uma relação na qual as duas perdem um pouquinho, mas o que ambas ganham é muito mais vantajoso.
Seja claro em sua comunicação
Por fim, seja claro naquilo que você fala. E mais que isso: garanta que a outra parte entendeu exatamente o que você quis dizer. Lembre-se que nem sempre a comunicação é uma linha reta. Às vezes, as palavras fazem curvas e é preciso fazê-las voltar para o destino correto.
Entenda a importância de delegar e por que você deve fazer isso