Limpar os instrumentos musicais é muito importante para mantê-los funcionais e duráveis, sendo um passo fundamental da manutenção. Entretanto, poucas pessoas sabem como fazer isso da forma correta.
Hoje, vamos mostrar como fazer uma limpeza completa nos seus instrumentos de corda. Dessa forma, essas dicas servem para violão, guitarra, baixo e ukulele. Para facilitar, elas serão divididas pelas partes do instrumento.
Dicas imperdíveis para quem quer aprender a tocar violão
Continue lendo esse artigo para saber como limpar os instrumentos musicais.
Corpo
Para limpar os instrumentos musicais, pode-se começar pelo corpo. Para isso, é necessário saber que tipo de pintura foi usada nele. Atualmente, a grande maioria dos instrumentos tem pintura brilhante, ou seja, são pintados com verniz automotivo (PU ou Poliéster).
Dessa forma, você pode utilizar produtos automotivos, como cera líquida ou cera em pasta. Utilize flanela lisa para passar o produto. Todavia, a pintura do instrumento pode ser Nitro. Nesse caso, é necessário que se utilize um polidor próprio da marca, por exemplo, Fender ou Gibson.
Respeitar o tipo de pintura é importante, pois danificar a cobertura de tinta retira a proteção que ela proporciona para a madeira. Isso, eventualmente, vai estragar seu instrumento.
Escala e Trastes
O próximo passo para limpar os instrumentos é focar na escala, no braço e na trastes. Se sua escala for nova, você deve, apenas, limpar com uma flanela. Não precisando de produto algum. Todavia, se sua escala for mais velha e estiver com sujeira acumulada, você precisará de um raspador (lâmina de estilete ou plástico fino e duro). Use ele para retirar a gordura acumulada, raspando no sentido do veio da madeira. Você também pode hidratar a escala. Para isso, passe óleo de limão, diretamente, na escala e espalhe com uma flanela lisa.
Para limpar as trastes, basta passar uma lã de aço para polir cada uma. No final, use a flanela para retirar os restos da lã que ficam nas trastes.
Dicas para emagrecer e perder a barriguinha indesejada
Parte Metálica e parte elétrica
Para limpar os instrumentos musicais na parte metálica (ponte, tarraxas e parafusos), o ideal é usar WD-40. Esse produto repele a água, o que dá total segurança contra ferrugem e oxidação. Retire os metálicos do instrumento e aplique o produto diretamente. Aguarde a secagem e retorne-os para o instrumento.
Já para a parte elétrica, o melhor produto é o Limpa-contato. Existem várias marcas e preços desse produto, que é projetado e idealizado para esse fim. Dessa forma, ele protege contra oxidação e avarias por poeira. Retire o potenciômetro, o captador e o pré do instrumento e aplique o limpa-contato diretamente. Aguarde secar, e os retorne aos seus lugares.
O que não fazer
Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o WD-40 não deve ser utilizado nas partes elétricas. Ele é um produto gorduroso e, dificilmente, irá secar na placa. Com o tempo, essas regiões que não ficaram bem secas, podem gerar curtos. Isso, consequentemente, estragará o equipamento.
Todavia, caso você já tenha utilizado WD-40 nas placas, utilize álcool isopropílico para retirar os excessos. Não se deve limpar as cordas de aço de forma alguma. Elas já tem a sua durabilidade e a aplicação de qualquer produto pode gerar oxidação e perda precoce das mesmas.
Agora que você já viu como limpar os seus instrumentos musicais, pode colocar em prática!
Você pensa demais? Siga essas 5 dicas para se preocupar menos