Hoje trouxemos algumas dicas para que você saiba como lidar com depressão em idosos.
Segundo o IBGE, em 2060 estima-se que 1 a cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos, o que significa que essa população está crescendo em um ritmo acelerado em nosso país.
E engana-se quem pensa que essas pessoas estão livres de desenvolver depressão, ou outros problemas psicológicos.
Então, se você está passando por isso, e quer saber como lidar com essa situação, não deixe de ler até o final e conheça nossas dicas!
O que pode causar depressão em idosos?
Muitas pessoas pensam que esse tipo de condição só acomete os jovens e adultos, contudo, é bastante comum que pessoas idosas desenvolvam depressão ao longo dos anos.
Isso pode ocorrer por diversos motivos. Seja pela falta da família, que já não é mais tão presente, ou mesmo pela perda de entes queridos, como filhos, amigos ou cônjuge.
Além disso, a depressão também pode aparecer por conta da dificuldade em lidar com condições e limitações físicas, que chegam depois de uma certa idade.
Seja por qualquer motivo, é preciso saber lidar com esse problema, para melhorar a qualidade de vida das pessoas na terceira idade.
Veja abaixo algumas dicas importantes, para quem está passando por essa situação com um amigo ou familiar.
Dê atenção
A solidão é uma das principais causas da depressão em idosos, por isso, sempre que possível, visite seu ente querido.
De atenção, converse, escute as histórias que eles têm para contar e demonstre alegria em estar com eles.
Dessa forma, ele se sentirá mais querido, que tem valor para as outras pessoas, contribuindo para a superação dessa doença.
Busque ajuda profissional
Seja em idosos, ou pessoas em qualquer faixa etária, a depressão é uma doença séria e que não tem cura.
Por conta disso, é imprescindível buscar a ajuda de um profissional qualificado, para te ajudar a lidar com essa situação.
Ademais, o profissional poderá avaliar o que será mais eficaz no tratamento, indicando soluções para o dia a dia do paciente, além de possíveis medicamentos, que poderão amenizar os sentimentos de tristeza, ansiedade ou solidão, por exemplo.
Tenha momentos de lazer
Outra dica importante para lidar com a depressão em idosos, é separar um tempo para o lazer.
Podem ser coisas simples, como dar uma volta no parque, comer em lugares diferentes, ou mesmo visitar parentes e amigos do idoso que ele já não vê há tempos.
Dessa forma, é possível fazer com que seu familiar sinta-se ocupado e ativo outra vez, o que o deixa mais livre da solidão, a qual é uma das principais causas da depressão.
Permita que o idoso faça coisas que gosta
A preocupação com seus entes queridos nessa idade é muito comum, e o medo de que se machuquem também, mas impor muitos limites a eles também pode contribuir com a depressão.
Por isso, permita que eles façam aquilo que gostam e que os deixem felizes, e se julgar necessário, supervisione ou faça companhia para evitar qualquer problema.
Com essas dicas para lidar com a depressão em idosos, passar por esse problema pode ser mais fácil para você e para quem você ama!