Um dos momentos mais maravilhosos na vida do trabalhador brasileiro é o pagamento do 13º salário. No entanto, com todos os feriados e as férias escolares, gastar inteligentemente pode se tornar um grande desafio. Por essa razão, não devemos cair na tentação de usá-lo inadequadamente, como se fosse um prêmio a ser gasto de qualquer maneira. Em outras palavras, essa mudança significará a diferença entre um futuro financeiramente estável e um orçamento apertado.
Sem mais delongas, aqui estão algumas dicas nas quais você pode gastar seu pagamento do 13º salário com mais inteligência financeira.
Fique livre de dívidas
Todos sabemos que as dívidas podem prejudicar qualquer orçamento. Portanto, antes de considerar a compra de um smartphone ou laptop com seu 13º salário, é altamente recomendável que você pague primeiro suas dívidas. Com os fundos adicionais obtidos, pode ser uma boa ideia usar parte ou a totalidade para saldar dívidas. Livrar-se da dívida ajudará você a obter uma boa pontuação de crédito em outras instituições financeiras, para poder usá-la na compra de bens importantes, como carros ou casas, no futuro.
Além disso, os pontos positivos permitirão que os bancos considerem o aumento de alguns, como, por exemplo, do cartão de crédito. Feito isso, com o que resta, agora você pode começar a pensar em maneiras de investir e aumentar sua receita.
Crie um fundo de emergência
Imagine a seguinte situação: você trabalha para uma empresa que lhe oferece um bom salário, mas o usa para comprar roupas, viagens, comida, os mais novos aparelhos e contas todos os meses. Desse modo, seu salário mensal não sobra. O que acontece se você perder repentinamente seu emprego por algum motivo? Por quanto tempo suas economias vão secar?
É uma péssima ideia, certo? É por isso que todos devem ter um fundo de emergência. Fundos de emergência são fundos que podem ser sacados quando seu fluxo de caixa é interrompido devido a desemprego, problemas de saúde, acidentes, etc. Geralmente, um fundo de emergência deve ser equivalente a pelo menos três meses de seu salário e deve continuar a crescer. Portanto, reserve uma parte do pagamento do 13º salário para iniciar ou acumular para o seu fundo.
Invista em seu crescimento pessoal
Pessoas de sucesso são aquelas que melhoram continuamente todos os aspectos da vida. Assim como uma planta saudável sabe que precisa crescer ou será estrangulada por outras ervas daninhas e plantas, as pessoas deveriam saber que, para melhorar e ganhar mais dinheiro, precisam crescer ou a concorrência os superará. Investir o 13º salário em seu desenvolvimento pessoal é mais que apenas progresso. Participe de seminários, cursos e obtenha certificações, para ajudá-lo a melhorar suas habilidades em determinadas áreas.
Planeje a sua aposentadoria
Planejar a aposentadoria o mais cedo possível é um dos presentes mais valiosos que você pode ganhar neste final de ano. Não só para você, mas também para sua família. A maioria dos brasileiros não está se preparando para a aposentadoria. Em suma, o que quero dizer é que o 13º salário recebido pode servir de base para um fundo de aposentadoria. Sendo assim, aloque de 20% a 30% para um fundo em separado e adquira o hábito de aumentá-lo, com parte de seu salário mensal.