Muita gente deseja saber como fazer a declaração do IR retificada. Afinal, não é raro cometer algum erro na hora de preencher a declaração, e é melhor corrigir antes do prazo para não arriscar cair na malha fina. Pensando nisso, hoje trouxemos um passo a passo para te ajudar a retificar o seu IR e ficar em dia com o leão. Assim, você saberá como deixar sua declaração impecável de forma fácil e rápida.
Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nenhum dado importante.
Por que fazer declaração do IR retificada?
Não importa o modelo de declaração que você optou por utilizar: é possível retificar informações, caso você note alguma discrepância entre elas. Além disso, também é importante incluir alguma dedução ou gasto com dependente, por exemplo, que você acabou esquecendo. Ou ainda, incluir algum outro bem, como joias, obras de arte e outro do qual você não se lembrou ao preencher.
De uma forma ou de outra, saber como fazer declaração do IR retificada é primordial para evitar cair na malha fina. E é sobre isso que falaremos a seguir.
Como fazer declaração do IR retificada
Primeiramente, você deve entrar no programa ou app da declaração do Imposto de Renda. Assim, você verá diversas abas de preenchimento, como “Nova”, “Em Preenchimento”, e “Transmitidas”. Então, selecione “Transmitidas”. Em seguida, tecle a opção “Retificar Declaração”, onde você será direcionado para a página da declaração que você já fez.
Então, você deve clicar em “Identificação do Contribuinte” e, depois, em “Declaração Retificadora”. Aliás, para conseguir retificar a sua declaração, é necessário informar o número do recibo do documento original, ou seja, a declaração que você entregou antes. Para consegui-lo, você precisa acessar a página inicial, clicar em “Declarar”, e depois em “Inmprimir”.
Com isso, o documento de declaração aparecerá na tela e você pode baixá-lo, imprimi-lo, ou mesmo anotar o número de recibo presente.
Até quando vai o prazo para retificar a declaração do Imposto de Renda
Como você sabe, o prazo para entregar a declaração do IR vai até 31 de maio. Dessa forma, para fazer declaração do IR retificada, você pode usar essa data como limite. No entanto, o prazo para fazer alterações costuma se estender por 5 anos após o encerramento do prazo para entregar a declaração, caso alguém não perceba erros e caia na malha.
Um detalhe, porém, é decisivo para quem fizer a retificação até 31 de maio. Isso porque, até essa data, o contribuinte pode escolher outro modelo de declaração se quiser. Por exemplo, se você escolheu o modelo pré-preenchido, pode trocar por outro e vice-versa.
Desse modo, se você identificou que há a possibilidade de pagar menos impostos ou receber uma restituição maior, pode trocar. Porém, após o prazo, não será mais possível fazer a mudança. Outro ponto a se destacar é que, após o prazo, você pode perder a oportunidade de retificar voluntariamente. Além disso, é importante não fazer muitas retificações para não chamar a atenção do Fisco, como sendo uma tentativa de fraude.
Agora que você já sabe como fazer declaração do IR retificada, coloque essas dicas em prática e fique em paz com a Receita Federal.