As baratas são pragas urbanas muito comuns, especialmente, em cidades grandes. Além de não serem agradáveis, esses seres ainda são capazes de transmitir diversas doenças para você e sua família. Dessa forma, evitar infestações de baratas é uma questão de saúde.
Como prevenir uma situação é, sempre, mais fácil que remediar, evitar infestações de baratas vai ser mais vantajoso do que lidar com o problema quando ele existir. Entretanto, é uma situação que exige constante trabalho e vigília, pois, um deslize pode ser suficiente para que a infestação aconteça.
Benefícios de ter plantas em casa: saiba aqui quais são
Confira mais sobre dicas para evitar infestações de baratas no artigo abaixo!
Manter a casa limpa
Uma das dicas para evitar infestações de baratas, é simplesmente, manter a casa limpa. As baratas são pragas que se alimentam de matéria orgânica, ou seja, restos de comidas. Dessa forma, se você deixa migalhas espalhadas pela casa, muito provavelmente, as baratas serão atraídas. Logo, o ideal é manter tudo o mais limpo possível.
Outra questão que envolve a organização da casa é não deixar entulhos acumulados. Eles servem de esconderijo para que essas pragas vivam e se reproduzam. Além disso, dificulta a limpeza, o que, consequentemente, gera acumulo de matéria orgânica. E isso, como já dito, atrai mais baratas.
Abrigar, adequadamente, o lixo
Contudo, não adianta deixar sua casa limpa e livre de entulhos, se o seu lixo não é armazenado de forma adequada. Ele, por ser uma fonte de comida para essas pragas, será atrativo para as baratas, ou seja, vai te causar problemas. Quando uma descobrir essa fonte de alimento, ela retornará para o ninho com essa informação e, logo, sua casa será tomada.
Bons hábitos no piano para quem está iniciando neste instrumento
Dessa forma, o ideal é ter um abrigo seco e fechado para manter seu lixo, até o dia da coleta. E, se possível, em um local que seja bem vedado, com o mínimo acessos possíveis, como janelas e frestas. Isso vai dificultar a entrada de pragas. Essa dica funciona, não só para baratas, mas, também, para outras pragas urbanas, como ratos.
Realizar dedetização preventiva
Agora, uma medida muito importante, é a dedetização preventiva. Muitas vezes, lembramos da dedetização quando a infestação já está instalada. Todavia, o ideal é dedetizar entre três e seis meses, dependendo de cada caso. Isso vai evitar que as pragas tomem conta da sua casa.
Entretanto, você não deve aplicar veneno sozinho. Eles são produtos químicos perigosos, que podem causar intoxicações em você ou em outras pessoas da sua família. Dessa forma, é importante buscar ajuda de um profissional qualificado para realizar essa manutenção.
Por fim, agora que você já sabe como evitar infestações de baratas, basta colocá-las em prática. Mas, lembre-se que esse problema pode ser causado pela vizinhança. Não adianta você tomar todas as precauções, se a comunidade não se empenhar também. Dessa forma, você pode fazer tudo certo e, ainda assim, ter uma infestação. Nesses casos, infelizmente, somente uma empresa especializada pode te ajudar.
Plantas que atraem dinheiro: escolha uma dessas para sua casa