Nos últimos dias a questão de um possível aumento do Auxílio Brasil voltou a ficar em evidência. Certamente você quer saber quando isso vai acontecer, não é mesmo?
Então já te avisamos que não existe nada de concreto por enquanto, e no que depender do Ministério da Economia, o aumento não vai acontecer.
Aumento do Auxílio Brasil
De acordo com o colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, a ala política tem insistido para aumentar o valor do Auxílio Brasil para R$ 600, como forma de melhorar os resultados da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro.
No entanto, a resistência tem sido encontrada no Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Paulo Guedes não concorda em furar o teto de gastos
A saber, o ministro tem insistido que qualquer medida de aumento do Auxílio Brasil ou ainda com a baixa do preço dos combustíveis, “explodiria tudo”.
Isso porque Guedes defende o teto de gastos, que determina que o orçamento disponível para os gastos do governo não pode ser maior do que o valor gasto no ano anterior corrigido pela inflação.
Desse modo, todo esse cenário tem aumentado a pressão no ministro pela ala política.
Veja ainda: INSS: Novidades para o empréstimo consignado; conheça os novos recursos
Fila de espera do Auxílio Brasil
Diante do impasse que se encontra a questão do aumento do Auxílio Brasil, vale destacar que de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), um total de 2,78 milhões de famílias estão na fila de espera para receber o benefício.
Isto é, o número ficou em mais do que o dobro entre março e abril, quando ficava na marca de 1,3 milhão.
Os números foram divulgados pelo Estadão, e a pesquisa foi feita nos 5.570 municípios do país.
Além disso, segundo a CNM, a previsão orçamentária para o Auxílio Brasil deste ano não é mais suficiente para zerar essa fila. Lembrando que o orçamento previsto é de R$ 89 bilhões.
Leia ainda: Vale Gás: Saiba quanto tempo o cidadão tem para retirar o benefício