Hoje em dia, é comum que muitos brasileiros não saibam onde ou como sacar as cotas do PIS/PASEP esquecidas.
O Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público são benefícios destinados aos trabalhadores brasileiros. Muitas vezes, porém, as pessoas acabam esquecendo de sacar suas cotas desses programas.
Pensando nisso, hoje nós vamos explicar como e onde você pode realizar o saque das cotas do PIS/PASEP esquecidas. Quer saber mais? É só ler até o final. Boa leitura!
Como verificar o saldo disponível nas cotas do PIS/PASEP esquecidas
Para sacar as cotas do PIS/PASEP esquecidas, é necessário verificar se você possui saldo disponível. Assim, existem algumas opções disponíveis para essa verificação.
Através de consulta online:
A primeira opção é consultar o site da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou o Banco do Brasil, para o PASEP.
Afinal, essas instituições financeiras são responsáveis pela administração dos programas e fornecem informações atualizadas sobre o saldo e o saque das cotas.
Pela central de atendimento:
Outra opção é entrar em contato com as centrais de atendimento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Assim, eles poderão auxiliar você na consulta do saldo e fornecer todas as informações necessárias para realizar o saque.
Locais para sacar as cotas do PIS/PASEP esquecidas
Caso você tenha direito ao saque das cotas, é importante saber os locais onde é possível efetuar essa transação.
Normalmente, é possível realizar o saque das cotas do PIS/PASEP esquecidas nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, dependendo do programa.
Ademais, essas instituições contam com uma ampla rede de atendimento em todo o país, o que facilita o acesso aos benefícios.
Além das agências bancárias, algumas casas lotéricas também podem efetuar o saque das cotas do PIS. Contudo, o ideal é verificar a disponibilidade deste serviço na lotérica mais próxima de você.
Documentos necessários para realizar o saque
Para realizar o saque das cotas do PIS/PASEP, é necessário estar com os documentos em mãos. Normalmente, são solicitados:
- Documento de identificação: Será necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto, como RG ou CNH;
- Número do PIS/PASEP: Ademais, é importante ter o número do PIS/PASEP em mãos, para agilizar o processo;
- Cartão Cidadão (opcional): Caso você possua o Cartão Cidadão, o atendente do banco poderá solicitá-lo durante o saque. Porém, se não tiver o cartão, é possível sacar apresentando o número do PIS/PASEP e um documento oficial com foto nas agências bancárias.
Fique atento aos prazos!
É importante ressaltar que o prazo para realizar o saque das cotas do PIS/PASEP pode variar. Por isso, é fundamental ficar atento às datas que os órgãos responsáveis divulgaram.
Recentemente, o Governo Federal anunciou que os trabalhadores teriam até o dia 5 de agosto, para solicitar a retirada dos valores referentes às cotas do PIS/PASEP esquecidas. Depois dessa data, os mais de R$ 25 bilhões, disponíveis nas contas, irão para o Tesouro Nacional e ficarão à disposição do Governo Federal.
Assim, quem possui valores a receber, terá de esperar 5 anos para entrar com um novo pedido e reaver o dinheiro.
Ou seja, caso você não realize o saque dentro do prazo estipulado, pode perder o direito ao benefício.
Fique atento ao prazo e faça o saque das cotas do PIS/PASEP esquecidas. Até a próxima!