O PIS/PASEP é solicitado em algumas situações, e se encontra gravado na Carteira de Trabalho física. Acontece que, nem sempre, uma pessoa se lembra onde guardou, especialmente agora que a assinatura da carteira é feita de forma digital. Mas, se uma pessoa não sabe o número do PIS, ela pode descobri-lo de diversas formas.
Para isso, basta saber o número do seu CPF, o que é mais comum que as pessoas tenham acesso, ou mesmo saibam de cor. E, para saber o número do PIS, não é difícil, uma vez que essa informação pode ser conseguida via site, telefone, aplicativo e outros.
Portanto, se você precisa do seu número para conseguir acessar alguns direitos, como o FGTS, por exemplo, saiba diversas formas de encontrá-lo.
Site do INSS, CAIXA ou CNIS
A primeira forma para descobrir o número do PIS é acessando a alguns sites. O primeiro deles é o site do INSS, que pode ser acessado pela pesquisa “Meu INSS” nos mecanismos de busca. Em seguida, é preciso acessar a sua conta gov.br e clicar em “meu cadastro”, onde estarão todos os seus dados. Entretanto, essa opção ajudará apenas aqueles que sabem a senha do seu gov.br.
Outra opção para acessar o PIS mediante site, é através do portal da CAIXA. Para isso, basta acessar o site do banco e informar login ou senha, ou criar um cadastro, se você ainda não tiver um.
Outro site que pode fornecer o número do PIS ao trabalhador é o do CNIS. Para acessá-lo, basta clicar em “cidadão”, “inscrição” e em “filiado”. Será solicitado o preenchimento de dados, para, em seguida, mostrar o número do NIT (PIS).
Aplicativo do FGTS, Caixa Trabalhador ou Carteira de Trabalho Digital
Aqueles que optarem por usar aplicativos para saber o número do PIS têm três opções. Para utilizá-las, basta baixar os aplicativos correspondentes no celular e ter o CPF em mãos. Os aplicativos, todos, podem ser encontrados mediante a pesquisa na loja de aplicativos de qualquer celular. No aplicativo do CNIS, o número aparecerá sob o nome de NIT, que é o mesmo que o PIS.
Por telefone da CAIXA ou da Previdência Social
Aqueles que desejarem saber o número do PIS por telefone, têm três opções de discagem para conseguir a informação. A primeira delas é o número 135, da Previdência Social. Basta ligar e informar o seu CPF, selecionando, em seguida, a opção “outros assuntos” no menu eletrônico.
Se você quiser, também pode optar por falar com um atendente, mas não é necessário. Depois disso, basta confirmar os dados cadastrais, para ter o número do PIS informado. Vale ressaltar que o atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Por fim, outra opção para quem quer saber o seu PIS é ligar para a CAIXA, no telefone 0800 726 0207, cuja ligação é gratuita. Nesse telefone, o trabalhador pode conseguir não apenas o número do PIS, como informações sobre benefícios, FGTS e mais. E, quem optar por realizar essa ligação, pode fazê-la em qualquer dia e a qualquer horário.