O momento do banho do bebê é muito especial, pois estabelece relações entre mãe, pai e filho, numa ocasião muito íntima para todos. Mas, se não for usado este momento de maneira adequada, pode se tornar muito traumático. Por isso que hoje, nós ensinaremos como dar banho no bebê corretamente.
O bebê preciso se sentir confortável, tranquilo e seguro, por isso que, este momento é muito especial. Para os pais, sentir medo é normal, mas tudo pode ser superado se você souber como dar banho corretamente.
Saiba como dar banho no bebê corretamente
Na sequência, indicaremos algumas atitudes que você pode tomar para dar banho no bebê de maneira correta.
Tenha a banheira numa altura que você fique bem para dar banho
A segurança para dar banho no bebê é fundamental. Por isso, coloque a banheira numa altura que você fique segura para dar banho.
Se for necessário, procure um lugar onde a altura fique ideal e dê confiança para segurar o bebê de forma segura.
Procure segurar o bebê de forma adequada
Você precisa deixar o corpo do bebê confortável, e por isso, a melhor maneira é segurar ele com a mão direita, na coxa e apoiando as nádegas e o resto do corpo, em seu antebraço.
A cabeça da criança precisa ficar apoiada na vertical, e forte em seu antebraço, para não ficar solta e caída.
Teste a temperatura da água, ela deve ser morna
A temperatura da água do banho deve ser avaliada antes de colocar a criança no banho. Deve estar entre 37º C e 38ºC, medida em um termômetro digital. Se não tiver um termômetro, faça o teste com a parte de baixo de antebraço.
Não esqueça que a pele do bebê é sensível e precisa ser cuidada para não queimar, ou muito fria, dando um choque térmico.
O banho do bebê deve ser dado iniciando pelo rosto
Com a temperatura da água morna, e com a criança posicionada em sua mão e antebraço direito, comece a lavar o rosto do bebê, com um pano macio. Não esqueça que a pele é sensível, portanto, não deve esfregar a pele.
Na sequência, vá lavando o pescoço, o peito, os genitais, as pernas e os pés.
Depois, vire o bebê e segure novamente pela coxa, apoiando o seu corpo no antebraço e lave a parte das costas, nádegas, pernas e pés.
Ele irá adorar.
Procure secar bem as dobrinhas
Se você não secar bem as “dobrinhas” que se formam na virilha, coxa e braços, é bem provável que a criança fique assada e formem pequenas bolhas doloridas.
Procure usar uma toalha bem macia, e seque encostando a toalha nas “dobrinhas”. Jamais fique esfregando a toalha, pois pode machucar a pele sensível.
Procure sempre fechar o ambiente em que o bebê está tomando banho
Assim, você irá evitar que a criança tome corrente de ar, e fique gripada ou resfriada. Afinal, o corpo da criança está quente com o banho, e se tomar corrente de ar, o corpo pode sentir muito a mudança de temperatura.