O pagamento da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 está nas vésperas de começar. Isso porque até o final de julho, a Caixa Econômica Federal (CEF) deverá efetuar o pagamento para todos os beneficiários, incluindo quem é elegível ao auxílio via Bolsa Família.
Tendo isso em vista, saiba agora mesmo como consultar a Dataprev para obter informações sobre o programa e para conferir o resultado individual. Veja, ainda, todas as funções que o sistema oferece aos usuários.
Como consultar a Dataprev para conferir informações sobre o auxílio emergencial
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) é a instituição responsável por armazenar os dados sobre o auxílio emergencial, Bolsa Família e diversos outros programas do Governo Federal.
Algumas das informações estão disponíveis para verificação dos usuários. Dessa forma, quem está recebendo o auxílio emergencial em 2021, pode e deve conferir seus resultados a cada mês de pagamento, visto que a cada nova rodada, a Dataprev realiza avaliações nos cadastros.
Além de divulgar a análise cadastral, a empresa oferece aos usuários as seguintes informações relacionadas ao auxílio:
- Conferir o resultado individual (elegível, em processamento e inelegível);
- Solicitar a contestação no caso de auxílio bloqueado ou cancelado;
- Conferir qual membro da família vai receber as parcelas;
- Verificar qual o valor da cota que irá receber (lembrando que as cotas são determinadas de acordo com a composição familiar: R$ 150 para pessoas que moram sozinhas; R$ 250 para famílias e R$ 375 para famílias monoparentais; isto é, chefiada por uma mulher);
- Conferir os critérios atendidos e os não atendidos;
- Ter acesso ao Informe de Rendimentos.
Dito isso, o sistema está disponível para quem deseja verificar se a parcela será repassada. Para acessar o sistema e saber se tem direito à 5ª parcela, basta entrar no site da Dataprev, informando CPF, nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe.
No caso de mães desconhecidas, basta assinalar a opção no campo adequado e depois clicar na opção “Não sou um robô”.
Para fazer a contestação do benefício bloqueado, o beneficiário deve seguir as instruções mencionadas de acesso e clicar na opção “Solicitar contestação”, a qual aparece somente para quem está apto a pedir uma nova análise.
Vale salientar que no caso de beneficiários via Bolsa Família, somente o Responsável Familiar (RF) pode fazer a contestação.
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