Os níveis elevados de glicose no sangue são prejudiciais, pois podem desencadear diabetes. Por isso, é necessário adotar medidas que proporcionem a diminuição dos níveis sanguíneos de glicose. Aqui, no Brasil 123, saiba como baixar a glicose com dicas simples.
Em primeiro lugar, para controlar as taxas de açúcar no sangue é preciso realizar algumas mudanças no estilo de vida, como, por exemplo, parar de fumar, alimentar-se de forma saudável, evitar o consumo de doces e carboidratos e evitar também o consumo de bebidas alcóolicas. Além disso, a prática de exercícios físicos é fundamental.
Outro ponto imprescindível para manter-se saudável é seguir as orientações médicas. Assim, tratamentos relacionados a remédios, aplicação de insulina e monitoramento dos níveis sanguíneos de açúcar devem ser realizados conforme a prescrição do profissional, para que não haja intercorrências.
Como baixar a glicose
Algumas dicas simples proporcionam a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, baixam a glicose. Veja como baixar a glicose com dicas simples a seguir:
Monitorar os valores de açúcar no sangue
O monitoramento dos níveis de açúcar presentes na corrente sanguínea geralmente é feito por pessoas que possuem diabetes. Por meio do glicosímetro se realiza a verificação desses valores antes e após as refeições, a fim de que os alimentos que consuma de forma equilibrada, sem proporcionar riscos à saúde.
Não consumir doces em excesso
Muitas pessoas são apaixonadas com doces, e muitas delas não podem consumi-los como queriam por serem diabéticas ou pré-diabéticas. Mas, apesar de você gostar de doce, se você apresenta altos níveis de glicose no sangue, é necessário evitar seu consumo.
Então, se os níveis de glicose presentes em sua corrente sanguínea não estão tão elevados, talvez seja possível comer um doce, vez ou outra, porém, prefira fazer isso após uma refeição salgada. E não deixe de consultar o seu médico antes.
Não consumir álcool em excesso e alimentar-se bem
Consumir álcool em excesso faz com que o fígado do diabético fique sobrecarregado, já que o fígado, aqui, irá realizar a metabolização do álcool. Por isso, ele pode entrar em um quadro de hipoglicemia ou hiperglicemia, uma vez que o fígado também possui a função de regular o açúcar presente na corrente sanguínea.
Além disso, é fundamental alimentar-se bem. Então, o ideal é se alimentar de 3 em 3 horas para que o organismo funcione de forma regular e o indivíduo não entre em um quaro de hipoglicemia.
Fuja dos carboidratos
O carboidrato é o grande vilão de quem possui problemas relacionados ao açúcar, pois ele é o principal nutriente que causa a elevação dos níveis sanguíneos de glicose após as refeições em diabéticos.
Porém, o carboidrato é responsável por disponibilizar energia para o corpo. Dessa forma, não deve eliminar de forma completa, mas seu consumo deve ser diminuído. Então, evite consumir pão, macarrão e arroz branco, além de bebidas e alimentos adoçados: opte pelas frutas e verduras.
Os alimentos ricos em fibras também são grandes aliados nesse momento, pois eles ajudam a reduzir a taxa de açúcar no organismo.