As cólicas dos bebês são o assunto que mais assombram as gestantes. Especialmente as mamães de primeira viagem. Ainda que seja mais frequente ouvir dizer de bebês que têm cólicas do que dos que não as têm, o tema continua sendo assustador.
Mas existem formas de driblar as tão temidas cólicas dos bebês e fazê-los sentir mais confortáveis. Você pode aquecer suas barriguinhas, fazer pequenas massagens ou mesmo mudar a sua própria alimentação. Além de utilizar alguns remédios caseiros.
Amamentação: veja porque dói e como fazer para aliviar a dor
Confira mais dicas para acalmar as cólicas dos bebês, no artigo abaixo!
Causas das cólicas dos bebês
As cólicas dos bebês acontecem porque ingeriram ar ao mamar, por intolerância alimentar ou por ingestão de alimentos que produzem gases. Eles podem ingerir ar mesmo mamando no peito. E a ingestão de alimentos que causem intolerância ou gases pode ser feita pela mãe. Isso porque os nutrientes do leite materno vêm do que ela se alimenta.
Um ambiente agitado também pode agravar as cólicas dos bebês. Principalmente se a mãe ficar muito tensa. Pois os bebês ficam inseguros e sentem mais dor.
Como melhorar a cólica dos bebês
Existem algumas formas de melhorar as cólicas dos bebês. Você pode aquecer a barriguinha dele, fazendo compressa quente. Cuidado para não aquecer em demasia. Outra forma de aquece-la é encostando o bebê em seu corpo. Ou mesmo dando nele um banho morno.
Você pode massagear a sua barriguinha, com as mãos e um óleo, fazendo movimentos circulares. Outra maneira de massagear a barriguinha é movimentando as perninhas dele. O que pode ser feito de dois jeitos. O primeiro é esticando as perninhas e dobrando os joelhinhos sobre a barriguinha. O outro é fazendo movimentos em círculo, como se estivesse andando de bicicleta.
Como proteger um bebê no frio? Saiba aqui
Você também pode diminuir as cólicas do seu bebê através do cuidado com a sua própria alimentação. E observando a reação dele nas mamadas que lhe seguem. Isso porque os nutrientes que ele recebe no leite materno vêm daquilo que a mãe se alimenta.
Caso você esteja muito estressada, e sendo possível, deixe o bebê aos cuidados de alguém por alguns instantes. Tome um banho, relaxe, respire. E depois retorne ao seu bebê. Cuidar dele estressado não resolverá o problema dele, mas trará um para você.
Remédios para cólicas de bebês
Uma boa dica para diminuir as cólicas dos bebês é chá de camomila com chá de erva-doce. Isso porque estas duas ervas possuem efeitos antiespasmódicos, que acalmar as cólicas do bebê de forma natural.
Agora, caso as cólicas sejam constantes e intensas mesmo com todos os cuidados, melhor consultar o pediatra. Pois, em último caso, existem no mercado remédios que podem ser administrados, desde que nas dosagens corretas. Jamais medique o seu bebê com remédios disponíveis na sua casa, sem a indicação do profissional. Isso pode fazer o bebê passar mal, ou pode desencadear alguma alergia.