É possível que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre como acessar a carteira de trabalho digital. O recurso está disponível há algum tempo, mas, ainda é relativamente desconhecido entre alguns funcionários. A alternativa já está substituindo o documento físico, sendo fundamental que novos contratados e entrantes no mercado saibam como acessar a carteira de trabalho digital eletronicamente.
A plataforma não só torna as coisas mais fáceis para os funcionários, como também traz as mesmas funcionalidades do formato anterior e algumas novidades. Com cadastro gratuito e distribuição simplificada, vale a pena conhecer mais sobre esse canal online e dominar a arte do currículo digital.
O que exatamente é uma carteira de trabalho digital?
A Carteira de Trabalho Digital é uma ferramenta que compila as credenciais do funcionário em um só lugar, com registro e acesso feitos eletronicamente.
O governo federal e o Ministério do Trabalho colaboraram em 2017 para a criação dessa entidade, cuja missão é facilitar a vida dos trabalhadores.
Em 2019, passou a substituir o documento convencional em papel e reunir as informações mais importantes sobre o profissional em um aplicativo de celular. Desta forma, o usuário não precisa se preocupar em perder o registro ou esquecê-lo quando é mais importante, eles podem simplesmente puxarem do seu telefone.
A ferramenta não apenas armazena o arquivo oficial do funcionário, mas também permite a busca online de contratos de trabalho anteriores, completos com dados financeiros, datas. Além disso, os pedidos de benefícios como Abonos Salariais e Seguro Desemprego passaram a ser processados inteiramente no aplicativo.
Como faço para acessar a minha Carteira de Trabalho Digital?
Algumas pessoas podem se perguntar como acessar o registro digital do trabalho, na verdade, é bem fácil e pode até ser feito online.
Portanto, para acessar seu documento, você deve primeiro baixar o aplicativo. Em seguida, fazer o login com as credenciais associadas à sua conta GOV.BR e, por fim, dar permissão para o aplicativo compartilhar seus dados com a CTPS Digital. A CTPS física ainda é necessária para fins de verificação e, se você perder a sua, poderá solicitar uma substituição.
Fazer um currículo de trabalho digital permite que o funcionário tenha todas as suas informações e registros em um local central, agilizando seus processos de acesso e solicitação.
O aplicativo tem as seguintes funcionalidades:
- rastreamento de contratos usando apenas um dispositivo móvel;
- verificar dados históricos sem ter que rastrear documentos em papel ou visitar um escritório do governo;
- enviar solicitações de benefícios sociais como seguro-desemprego e auxílios relacionados ao trabalho, como pagamentos de pensões;
- agilizar a verificação da experiência profissional para encurtar o processo de candidatura são exemplos de como a tecnologia está mudando como se contrata no Brasil.
As conveniências são essenciais para a carteira de trabalho digital, juntamente com a satisfação das solicitações dos funcionários. A carteira digital está gradativamente substituindo as identidades físicas, tornando obsoleta sua apresentação durante o processo de contratação.
Assim, utilizar a carteira de trabalho digital é a modernidade presente na vida das pessoas, que veio para ajudar e facilitar a vida do cidadão.