Hoje nós vamos passar algumas informações para que você saiba agora quando solicitar a aposentadoria especial e qual o passo a passo. A aposentadoria especial do INSS é um recurso pouco conhecido pelos contribuintes. Por isso, muitas pessoas não sabem do que se trata, nem quando e como solicitar.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar, e assim, você poderá ficar por dentro de tudo sobre a aposentadoria especial. Por isso, não deixe de ler até o final, para esclarecer dúvidas e saber exatamente quando e como solicitar a aposentadoria especial!
O que é a aposentadoria especial?
A aposentadoria especial, também chamada de aposentadoria por periculosidade, é um benefício da Previdência Social, pago pelo INSS. Com este recurso, vários trabalhadores que exercem funções consideradas de risco, podem se aposentar mais cedo. No entanto, as regras para a aposentadoria especial são bem mais rígidas, visto que existem alguns contribuintes que podem obter o benefício com 55 anos.
Dentro da aposentadoria especial, existem vários recursos que podem ser utilizados para adquirir o direito de se aposentar por periculosidade, bem como:
- Direito adquirido, que é válido somente para os trabalhadores que conseguiram o direito à aposentadoria especial depois da reforma da Previdência Social;
- Regra de transição, que deve ser seguida por aqueles trabalhadores que contribuíram para o INSS antes da reforma;
- Regra definitiva, que serve para os trabalhadores que começaram a contribuir depois da reforma.
Quando solicitar a aposentadoria especial?
Para saber quando solicitar a aposentadoria especial, é necessário estar por dentro das regras e requisitos dessa categoria de benefício.
Para isso, nós separamos as principais para te passar, confira:
- Ter no mínimo 55 anos de idade;
- Trabalhar em uma das áreas consideradas de periculosidade ou insalubridade;
- Ter 15, 20 ou 25 anos de contribuição com o INSS dentro dessas atividades especiais.
Se você não sabe quais são as atividades consideradas especiais, já pode parar de se preocupar, pois nós também preparamos uma lista com as mais comuns para te passar!
São consideradas atividades especiais aquelas que colocam o trabalhador em risco, por periculosidade e insalubridade, como por exemplo:
- Eletricistas;
- Bombeiros;
- Médicos e enfermeiros;
- Cientistas;
- Dentistas;
- Engenheiros químicos;
- Professores;
- Vigias armados;
- Policiais, entre outros.
Se você trabalha em alguma dessas áreas e já atingiu a idade mínima, então é hora de solicitar sua aposentadoria especial.
Veja o passo a passo para solicitar
Para solicitar a aposentadoria especial, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Primeiramente, junte todos os documentos pessoais e os comprovantes de contribuição com o INSS;
- Em seguida, vá até uma agência do INSS e um agente te atenderá, ele preencherá uma ficha com todos os seus dados e enviará para o sistema;
- Espere até a marcação da perícia médica, e compareça na consulta;
- Acompanhe a sua solicitação por meio do aplicativo Meu INSS.
Por fim, agora que você já sabe quando e como solicitar a aposentadoria especial, é só seguir nossas instruções para conseguir o benefício.