Saber se é obrigatório trocar a placa pela da Mercosul é o desejo de muitos motoristas, visto que desde seu lançamento, em 2018, a nova forma de emplacamento de veículos gera muitas dúvidas sobre as situações em que há obrigatoriedade.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, e assim, possa sanar todas as suas dúvidas a respeito da placa Mercosul.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
É obrigatório trocar a placa pela da Mercosul?
Conforme mencionado acima, desde que o Governo lançou a placa veicular no padrão Mercosul, muitas dúvidas sobre sua obrigatoriedade surgiram dentre os motoristas e proprietários de veículos.
A placa Mercosul traz algumas mudanças em relação à placa antiga, como um novo visual, novos elementos de segurança e informações diferentes estampadas. Mas afinal, todos os veículos precisam fazer a troca?
A resposta para essa pergunta é depende. Isso porque existem sim algumas situações específicas em que é obrigatório trocar a placa pela da Mercosul.
Confira abaixo quais são elas:
Primeiro emplacamento
Primeiramente, a obrigatoriedade da utilização da placa Mercosul se aplica única e exclusivamente aos veículos que estão passando por seu primeiro emplacamento. Ou seja, para os carros novos que são comprados direto das concessionárias.
Desse modo, já coloca-se a placa no padrão Mercosul desde o início.
Transferência de proprietário
Além disso, se você está comprando um veículo seminovo ou usado, ou se está transferindo o automóvel para o nome de outra pessoa, também será necessário trocar a placa antiga pela nova. Essa medida visa facilitar a identificação do veículo, mantendo os dados atualizados e garantindo a segurança nas transações.
Transferência de município
Ademais, ao mudar de município, seja por questões de residência ou por qualquer outro motivo, também é obrigatório trocar a placa pela Mercosul.
Esse processo é necessário para promover a atualização do registro de veículos de uma determinada localidade, simplificando a fiscalização e o controle dos automóveis nas vias públicas.
Troca de categoria
Se o seu veículo passou por uma alteração de categoria, também será necessário fazer a substituição da placa. Por exemplo, se um táxi deixar de ser utilizado como tal e se tornar um automóvel de passeio, a troca se faz obrigatória. Assim, a medida tem como objetivo atualizar as informações do veículo, garantindo a sua identificação e legalidade.
Placa antiga danificada ou ilegível
Por fim, a última situação em que a troca da placa é obrigatória é quando a placa antiga não passa na vistoria por estar danificada ou ilegível. Dessa forma, é necessário substituí-la pela nova placa Mercosul, que possui elementos de segurança mais avançados e garante a legibilidade das informações estampadas.
Além disso, em todas essas situações mencionadas acima, a troca da placa é obrigatória e os proprietários devem realizá-las dentro dos prazos que cada Detran estadual estabelece a fim de evitar problemas.
Agora que você já sabe se é obrigatório trocar a placa pela da Mercosul, siga as instruções e evite multas!