A CTPS é um documento imprescindível para todo trabalhador no Brasil, ela traz um raio-x da vida profissional do cidadão. Sendo assim, a carteira de trabalho precisa de atualização para que possa refletir com fidelidade todas as informações necessárias.
Afinal, a carteira profissional, além de mostrar a realidade atual referente ao trabalho do profissional, traz dados de trabalhos que exerceu em outros momentos da carreira. Portanto, se o trabalhador precisar saber qual salário recebeu em determinado momento, se efetuou contribuições previdenciárias ou qualquer outro detalhe relevante, vai encontrar na CTPS.
Assim, para que esse documento realmente seja capaz de ser um retrato preciso da trajetória profissional do cidadão, ela precisa passar por atualização em diversas ocasiões e situações.
Quer descobrir todas as situações em que a CTPS necessita de atualização? Continue a leitura do texto até o final!
Quando a carteira de trabalho precisa de atualização?
Primeiramente é importante saber que o trabalhador não precisa necessariamente mudar de função ou empresa, para atualizar a carteira. O documento deve sofrer atualização sempre que houver qualquer modificação na atividade laboral.
Esse registro de alterações na carteira profissional é primordial para garantir que os direitos trabalhistas dos colaboradores sejam respeitados. Outro ponto importante a se destacar é que a responsabilidade pelo preenchimento e manutenção dos dados sempre atuais na carteira de trabalho, é da empresa.
Assim, através dessa ação, a empresa afirma seu compromisso com a garantia dos direitos dos funcionários.
Em quais mudanças da atividade laborativa a carteira de trabalho precisa de atualização?
Conforme mencionamos anteriormente existem diversas situações que exigem registro na CTPS, fazendo com que a carteira de trabalho tenha necessidade de ser atualizada. Entre essas situações podemos citar as seguintes:
- Quando a empresa reajustar salário: registrar a informação com novo valor dos rendimentos.
- Quando a empresa concede férias: proceder o registro do período que o colaborador gozou do descanso.
- Quando houver mudança de função: descrever o novo cargo e assim atualizar a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).
- Quando houver promoção: fazer o registro informando o novo título, atualizar CBO e anotar reajuste do salário (se caso).
- Quando houver desligamento da empresa: fazer o registro da assinatura do colaborador e anotar a data da demissão.
- Quando houver contribuição sindical: proceder o registro do valor e identificar o sindicato.
Além dessas, existem ainda outras informações que podem constar na seção “Anotações Gerais”. Contudo, é preciso que esses dados sejam específicos e tenha autorização de registro por lei, a exemplo de alterações contratuais, registros profissionais, atestados médicos e licenças.
CTPS digital
Por fim, vale lembrar que Carteira de Trabalho já conta com a versão Digital, e o acesso do documento é muito fácil e prático. Para acessar a CTPS digital basta baixar o aplicativo existente nas lojas de aplicativo nas versões Android e IOS, compatível com qualquer dispositivo móvel.
Desse modo, a nova versão eletrônica da carteira profissional ficou mais simples. Sua implantação teve o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores, oferecendo diversas vantagens, quando comparada à versão física. Essas vantagens vão desde a facilidade do registro a visualização dos dados.
Você já tinha conhecimento de que a carteira de trabalho precisa de atualização? Deixe sua resposta nos comentários.