Saber quais são os principais direitos trabalhistas no Brasil é muito importante para garantir o recebimento dos mesmos.
Desse modo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você possa saber todos benefícios dos trabalhadores formais no Brasil.
Portanto, não deixe de ler até o final, para saber de tudo o que precisa sobre os direitos dos trabalhadores.
Acompanhe e confira!
Quais são os principais direitos trabalhistas no Brasil?
Conforme todos já devem saber, no Brasil, existem direitos importantes para proteger os trabalhadores. Dessa forma, conhecer esses direitos é fundamental para garantir um ambiente de trabalho justo e equilibrado. Isso porque, essas regulamentações promovem o bem-estar dos trabalhadores em diversas situações.
Dessa maneira, é importante estar informado sobre esses direitos para poder reivindicá-los e garantir o cumprimento adequado de cada um deles ao longo da sua trajetória profissional.
Sendo assim, confira abaixo os 5 principais direitos trabalhistas no Brasil.
1. Salário mínimo
Primeiramente, um dos principais direitos trabalhistas no Brasil é o salário mínimo. Todo trabalhador tem o direito de receber um salário pelo seu trabalho, e esse salário não pode ser menor do que o estabelecido como salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320.
Além disso, esse valor sofre atualização periodicamente e garante que os trabalhadores recebam uma remuneração minimamente justa.
2. Jornada de trabalho
Outro direito importante é a jornada de trabalho. Isso porque, no Brasil, os trabalhadores têm o direito de trabalhar uma quantidade de horas por dia e por semana que esteja dentro dos limites estabelecidos pela lei.
Assim, a jornada de trabalho padrão é de 8 horas por dia, totalizando 44 horas por semana, mas existem exceções para diferentes categorias de trabalhadores.
3. Férias remuneradas
As férias remuneradas também estão entre os principais direitos trabalhistas no Brasil. Desse modo, ao completar um ano de trabalho, o trabalhador tem o direito de tirar férias de pelo menos 30 dias, com remuneração.
Durante esse período, o empregado descansa do trabalho e recebe o salário como se estivesse trabalhando normalmente.
4. 13º Salário é um dos direitos trabalhistas no Brasil
Além desses direitos já mencionados, o 13º salário é um direito adicional que os trabalhadores têm no Brasil. Sendo assim, ele corresponde a uma remuneração extra, equivalente a um salário mensal. E o empregador pode realizar o pagamento em duas parcelas ao longo do ano.
De acordo com a legislação trabalhista, o empregador deve pagar a primeira parcela até novembro e a segunda até dezembro.
5. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
Por fim, o FGTS é um direito que visa proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Todos os meses, o empregador deposita uma parte do salário do trabalhador, que equivale a 8%, em uma conta de FGTS. Esse montante fica guardado até que o trabalhador receba a demissão sem justa causa.
Contudo, existem outras situações em que é possível realizar o saque desse benefício, como compra do imóvel próprio, calamidade pública, doenças graves, entre outras.
Agora que você já sabe quais são os principais direitos trabalhistas no Brasil, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!