A prova de vida do INSS é um procedimento necessário para a manutenção do benefício previdenciário. Dessa forma, é muito importante que todos os beneficiários saibam tudo sobre ele para não correr o risco de ter o benefício cortado.
Assim sendo, separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar..
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é a prova de vida do INSS?
A prova de vida do INSS é uma exigência anual que tem como objetivo comprovar que o beneficiário está vivo. Dessa forma, tanto o órgão quanto o segurado, garantem a continuidade do pagamento do benefício previdenciário.
Além disso, essa também é uma medida que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) usa para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Como realizar a prova de vida do INSS corretamente?
Para realizar a prova de vida corretamente é necessário comparecer pessoalmente a uma agência bancária ou posto de atendimento do INSS.
Ademais, durante o procedimento, o beneficiário deverá apresentar um documento de identificação oficial com foto, como RG ou carteira de motorista.
Contudo, em caso de segurados acamados, muito debilitados ou que residem em locais muito afastados, o INSS disponibiliza meios de fazer a prova de vida online, ou com a visita do perito a domicílio.
Além disso, para quem possui conta ouro no portal gov.br, pode fazer a prova de vida pela biometria facial, por meio do app Meu INSS.
Calendário da prova de vida do INSS
A Previdência estabelece um calendário específico para a realização do procedimento, levando em consideração a data de aniversário do beneficiário. Assim, essa disposição permite que os beneficiários compareçam de forma mais organizada e evita a aglomeração de pessoas nos locais de atendimento.
Portanto, é essencial que o beneficiário consulte o calendário que o órgão disponibiliza para saber quando deve realizar a prova de vida.
Quais são as consequências da não realização do procedimento?
Caso o segurado não realize a prova de vida dentro do prazo que o INSS estabeleceu, estará sujeito a suspensão ou cancelamento do benefício.
Por isso, é de suma importância que os beneficiários cumpram esse dever a fim de garantir o recebimento do benefício.
Entretanto, caso isso ocorra, o beneficiário deverá comparecer a uma agência da previdência para reativar o benefício, realizando a prova de vida e regularizando sua situação.
Veja algumas dicas para passar com sucesso
Por fim, para passar pelo procedimento com sucesso, basta seguir as seguintes dicas:
- Esteja com seus documentos de identificação em mãos;
- Consulte o calendário do órgão para saber a data correta de realizar a prova de vida;
- Evite ir em horários de pico para evitar aglomeração e tornar o procedimento mais rápido;
- Mantenha-se atualizado sobre possíveis mudanças no procedimento do INSS;
- Esteja atento aos prazos e evite a suspensão do seu benefício.
Agora que você já sabe tudo o que precisa para passar na prova de vida do INSS, deixe-nos um comentário com a sua opinião sobre esse assunto!