Saber para que serve o número do PIS e como descobrir é essencial, visto que esse programa de trata de uma contribuição social a qual incide sobre o faturamento das empresas e tem como objetivo financiar o pagamento de alguns direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego, abono salarial, participação na receita dos órgãos e entidades do Poder Público, entre outras ações.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você obtenha a resposta para essas perguntas e possa garantir o cumprimento desses direitos.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o número do PIS?
Conforme já mencionado, o número do Programa de Interação Social (PIS), também chamado de NIS (Número de Identificação Social), é um registro único atribuído ao trabalhador, necessário para acessar os benefícios sociais e trabalhistas que o Governo Federal oferece.
Assim sendo, é como uma identidade para o trabalhador dentro do sistema da Previdência Social.
Para que ele serve?
O número do PIS é essencial para a realização do cadastro em programas como:
- O abono salarial;
- Seguro-desemprego;
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Programa Minha Casa Minha Vida;
- Bolsa Família, entre outros.
Desse modo, sem o número do PIS, o trabalhador não consegue ter acesso a esses benefícios.
Como saber o número do PIS?
Existem várias maneiras de descobrir o número do PIS. No entanto, a mais comum é verificá-lo na carteira de trabalho. Isso porque o número pode estar localizado nas páginas de identificação ou de registro de emprego do trabalhador. Além disso, os trabalhadores também podem encontrar o número do PIS nos seguintes lugares:
- No cartão cidadão;
- No extrato do FGTS;
- No comprovante de inscrição que a Caixa Econômica Federal emite ou;
- Pelo aplicativo “Caixa Trabalhador”.
Ademais, os trabalhadores também podem verificar no aplicativo da Carteira de Trabalho, que está disponível tanto para dispositivos Android, como também para iOs.
Qual a importância de manter o número do PIS atualizado?
Manter o número do PIS atualizado junto aos órgãos responsáveis, como a Caixa Econômica Federal é de suma importância. Visto que isso garante que o trabalhador seja elegível aos benefícios e programas sociais, evitando problemas e burocracias no momento de solicitar essas vantagens.
Confira os documentos necessários para obter
Para obter o número do PIS, é necessário apresentar alguns documentos, como:
- RG;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho e alguns outros documentos que a instituição responsável pelo cadastro possa requerer.
Veja onde utilizar o número do PIS
Por fim, os trabalhadores podem utilizar o número do PIS principalmente para acessar os benefícios sociais e trabalhistas mencionados anteriormente. Além disso, ele pode ser solicitado em diversas situações, como:
- Em processos seletivos de emprego;
- Cadastro em programas de educação;
- Realização de empréstimos bancários ou qualquer outra situação em que seja necessário comprovar a identidade do trabalhador.
Agora que você já sabe para que serve o número do PIS e como descobrir, não perca a oportunidade de usufruir dos seus direitos e benefícios!