O saque do PIS/PASEP é um direito de todos os trabalhadores, desde que preencham todos os requisitos do programa. Contudo, existem algumas coisas que impedem que o trabalhador faça o saque desse benefício.
Dessa forma, para que você saiba quais são esses fatores que podem impedir o saque do PIS/PASEP, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Saiba agora mesmo o que impede o saque do PIS/PASEP
Conforme todos já devem saber, o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios que destinam-se aos trabalhadores brasileiros que atendem aos requisitos que o Governo determina. No entanto, como já mencionado, há algumas situações que podem impedir o saque desses valores a que muitos têm direito.
Dessa maneira, confira abaixo alguns dos principais fatores que impedem o saque do PIS/PASEP:
1. Falta de registro no PIS/PASEP
Primeiramente, um dos principais fatores que impede o saque do PIS/PASEP é a falta de registro no programa. Isso porque, para ter direito a esse benefício, é necessário estar devidamente cadastrado no PIS há pelo menos 5 anos, caso você trabalhe em empresas privadas, e no PASEP, pelo mesmo período de tempo, caso seja funcionário público.
Além disso, ainda é necessário ter trabalhado, pelo menos, um mês no ano-calendário que o Governo está considerando para fazer o pagamento.
2. Não atingir o tempo mínimo de trabalho
Ademais, para ter direito ao saque do PIS/PASEP, é necessário ter trabalhado, pelo menos, 30 dias no ano-calendário.
O ano-calendário é o ano que o Governo usa como base para fazer o cálculo do benefício. Geralmente, trata-se do ano anterior. Entretanto, desde 2020, o PIS/PASEP está atrasado um ano. Isso significa que em 2023, os trabalhadores receberam o benefício referente ao ano-calendário de 2021.
Portanto, caso você não atinja esse período mínimo de trabalho, não será possível sacar o benefício. Além disso, lembre-se de verificar seus registros de emprego e conferir se você cumpriu essa exigência para não ter problemas na hora do saque.
3. Renda acima do limite estabelecido
Outro fator que pode impedir o saque do PIS/PASEP é ter uma renda anual acima do limite que o Governo estabelece.
De acordo com as regras do programa, para sacar o benefício, o trabalhador deve ter uma renda mensal de no máximo 2 salários mínimos.
Portanto, verifique se sua renda está dentro do limite antes de se dirigir a uma agência para fazer o saque.
4. Perda do prazo de saque
Por fim, é importante ressaltar a importância de estar atento ao prazo de saque do PIS/PASEP. O Governo divulga o calendário anualmente e é imprescindível respeitar as datas para receber o benefício.
Desse modo, caso você perca o prazo, será necessário aguardar o próximo ano-calendário para realizar o saque. Por isso, fique atento e não deixe passar essa oportunidade.
Agora que você já sabe o que pode impedir o saque do PIS/PASEP, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!