O Pix Automático é a mais recente novidade do Banco Central para o sistema de pagamentos e transferências instantâneas.
De acordo com as últimas informações do Banco Central, o pix conta com mais de 140 milhões de usuários atualmente.
Com o objetivo de facilitar ainda mais os pagamentos recorrentes e garantir uma maior flexibilidade aos usuários, o BC criou o Pix Automático.
E, para que você saiba exatamente como ele irá funcionar, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o Pix automático?
O Pix automático, como o próprio nome já diz, é uma opção de débito automático. Assim sendo, ele permite que empresas de qualquer segmento do mercado e de qualquer porte realizem cobranças de forma recorrente. Isso sem a necessidade de cadastro prévio no banco ou na empresa fornecedora do serviço.
Entretanto, as regras e normas para utilizar o Pix Automático somente serão publicadas em setembro deste ano. Além disso, o desenvolvimento do sistema está previsto para ocorrer entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, com os testes previstos para março de 2024.
O que irá mudar com o pix automático?
A principal diferença entre o Pix Automático e o débito automático tradicional é a forma como o usuário faz o cadastro.
Assim, com o Pix automático o cliente poderá cadastrar a forma de pagamento na hora da compra de assinaturas, tais como:
- Contas de energia ou telefone;
- Academias;
- Cursos de línguas
- Streamings de filmes e músicas, entre outros serviços.
Isso torna o processo mais simplificado e sem a necessidade de múltiplos cadastros prévios.
Quais são as vantagens do Pix automático em relação ao débito automático?
Uma das principais vantagens do novo Pix é a possibilidade de ter mais controle sobre os pagamentos. Isso porque, ao autorizar o débito automático, o cliente pode cancelar ou interromper a transação a qualquer momento. Já no débito automático tradicional, a autorização é feita apenas uma vez e pode ser complicada de cancelar em alguns casos.
Outra vantagem é a flexibilidade de uso do Pix Automático em diferentes tipos de serviços mensais. Assim, enquanto o débito automático está disponível apenas para alguns serviços específicos, o Pix permite pagamentos recorrentes em uma variedade maior de estabelecimentos e empresas.
Além disso, a nova modalidade é mais rápida e eficiente do que o débito automático convencional. Acontece que os pagamentos realizados são processados instantaneamente, enquanto no débito automático tradicional, pode levar alguns dias úteis para que a transação seja concluída.
Ampliação das opções de pagamento
Por fim, com a implementação dessa novidade, o Banco Central espera aumentar as opções de pagamento para os usuários.
Atualmente, o débito automático está disponível apenas em parceria com alguns bancos específicos, excluindo usuários de outras instituições financeiras. Assim sendo, com a nova modalidade, a expectativa é que qualquer pessoa possa utilizar essa forma de pagamento, independentemente do banco em que possua conta.
O que você achou do Pix automático? Escreva sua opinião nos comentários!