Utilizar o FGTS para comprar imóvel próprio pode ser uma excelente ideia. Isso porque, segundo as regras do fundo, os trabalhadores podem utilizar o montante para pagar amortizar o financiamento de um imóvel próprio.
No entanto, muitos trabalhadores ainda têm dúvidas em relação a essa modalidade de saque do benefício.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você, que está pensando em adquirir um imóvel próprio, saiba como usar seu fundo de garantia para abater no valor de sua compra.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais são as regras para utilizar o FGTS para comprar imóvel próprio?
Bem como todos já devem saber, o FGTS é um fundo que o Governo Federal criou que funciona como uma espécie de poupança para o trabalhador. Sendo assim, todos os meses, o empregador deposita 8% do salário do funcionário em uma conta vinculada ao FGTS.
Dessa maneira, esse dinheiro fica reservado e o trabalhador pode utilizá-lo em diversas situações, como por exemplo, na compra de imóvel próprio.
No entanto, existem algumas condições para utilizar os valores do benefício para esse fim. Desse modo, é necessário cumprir as seguintes exigências:
- Ter no mínimo três anos de trabalho com carteira assinada;
- Não ser proprietário de nenhum outro imóvel na cidade onde pretende comprar;
- Não possuir financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
- Ter o cadastro atualizado no FGTS.
Quais os documentos necessários para utilizar o FGTS para compra de imóvel próprio?
Ademais, o trabalhador que deseja utilizar o FGTS para comprar um imóvel deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, é necessário apresentar alguns documentos, como:
- O RG;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de nascimento ou casamento e;
- Extrato do FGTS.
Como usar os recursos do fundo na compra de imóvel?
Os trabalhadores podem utilizar o FGTS para comprar imóveis residenciais, comerciais ou mistos.
Além disso, é possível utilizar os valores do fundo nas seguintes situações:
- Para dar entrada no financiamento imobiliário;
- Amortizar o saldo devedor;
- Pagar parte das prestações;
- Quitar totalmente o financiamento.
No entanto, existem algumas limitações e restrições no uso do FGTS para comprar imóvel próprio. Isso porque, segundo as regras do benefício, o valor do imóvel não pode ultrapassar o limite estabelecido.
Além disso, é necessário que o imóvel esteja localizado no município onde o trabalhador exerce sua ocupação principal.
Quais são as vantagens de utilizar o FGTS para comprar imóvel próprio?
Por fim, utilizar o FGTS na compra de imóvel próprio pode trazer diversas vantagens. Primeiramente, é uma forma de utilizar o seu próprio dinheiro para investir em um patrimônio. Além disso, a utilização do FGTS pode reduzir o valor das prestações do financiamento, tornando-o mais acessível para o trabalhador.
Outra vantagem é a possibilidade de utilizar o saldo do FGTS em conjunto com outros programas de habitação, como o Minha Casa, Minha Vida, que oferecem condições especiais de financiamento.
Agora que você já sabe como utilizar o FGTS para comprar imóvel próprio, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!