Hoje nós vamos passar algumas informações para que você saiba como usar saldo do FGTS para abater compra de casa própria.
O FGTS é um recurso que muitas pessoas possuem para ajudar na compra de um imóvel. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como utilizar o saldo do FGTS para financiar um imóvel próprio.
Assim sendo, caso você esteja interessado em adquirir um imóvel, seja ele novo ou usado, essa pode ser uma excelente oportunidade para realizar esse sonho.
Leia esse post até o final e confira como fazer isso da maneira mais fácil possível!
Saiba como usar saldo do FGTS para abater compra de casa própria
Primeiramente, é importante ressaltar que somente é possível sacar o dinheiro do Fundo de Garantia em alguns casos específicos.
Assim sendo, a compra ou financiamento de uma casa ou apartamento próprio é uma dessas situações. Portanto, se você está pensando em comprar um imóvel, saiba que pode usar o saldo do FGTS para abater compra, e assim, ter mais recursos para realizar esse sonho.
Para isso, basta apenas seguir as seguintes dicas:
1.Entenda as regras
A princípio, é muito importante entender as regras de utilização do saldo do FGTS na compra de uma casa própria.
A primeira delas é que o comprador deve utilizar o imóvel residencialmente como moradia própria, ou seja, ele não utilizá-lo para fins comerciais.
Além disso, o comprador deve ter pelo menos três anos de registro em carteira de trabalho e não pode possuir outro imóvel em seu nome na mesma cidade onde pretende adquirir o novo imóvel.
Por fim, é necessário que o valor do imóvel esteja dentro de um limite estabelecido pelo governo federal.
2. Verifique se você tem saldo no FGTS
Como todos já devem imaginar, antes de utilizar o FGTS para comprar a casa própria, é importante verificar se existe saldo suficiente nesta conta.
Para isso, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e fazer o login com suas informações pessoais.
Vale lembrar que a atualização do saldo do FGTS ocorre atualmente a cada dois meses, portanto, é interessante aguardar esse prazo para ter certeza do valor disponível.
3. Utilize o saldo do FGTS no momento da compra
Em suma, ao utilizar o saldo do FGTS na compra de um imóvel, é necessário apresentar uma série de documentos. Os mais solicitados nesse caso são a carteira de trabalho, extrato do FGTS, comprovante de residência, entre outros.
Em seguida, encaminha-se tudo isso à Caixa Econômica Federal, juntamente com a solicitação do saque, para que o órgão avalie e valide a operação.
Então, libera-se o saldo do FGTS para a compra do imóvel, reduzindo o valor total da operação.
Agora que você já sabe como usar saldo do FGTS para abater compra de casa própria, é só seguir as instruções para ter um apoio a mais ao adquirir o tão sonhado imóvel próprio.