O salário maternidade é um benefício importante que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece às mães que acabaram de ter um filho.
Solicitar esse benefício era um processo burocrático e demorado, mas, atualmente, é possível realizar a solicitação de forma rápida e prática pelo aplicativo do INSS.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações para que você saiba como fazer isso corretamente e assim, possa evitar a negação do pedido.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como solicitar o salário maternidade pelo aplicativo?
Conforme mencionado, solicitar o salário maternidade pelo aplicativo pode ser muito vantajoso para as mamães, visto que poupa tempo e evita a necessidade de se deslocar até uma agência do INSS.
Sendo assim, para fazer essa solicitação de maneira correta e evitar que o INSS negue o benefício, basta seguir algumas orientações.
1. Faça o download do aplicativo do INSS
Primeiramente, para solicitar o salário maternidade pelo aplicativo do INSS é necessário fazer o download do aplicativo, disponível gratuitamente tanto para Android como iOS.
Para isso, basta acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel, pesquisar por ” Meu INSS” e instalar o app oficial do Instituto.
2. Cadastre-se e faça login no aplicativo
Então, depois do download, abra o aplicativo e realize o cadastro com suas informações pessoais. Será necessário informar:
- Seu nome completo;
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe e outros dados básicos.
Além disso, em seguida crie uma senha segura para acessar o aplicativo. Feito o cadastro, faça o login com seu CPF e senha.
3. Acesse a opção “Novo Requerimento”
Dentro do aplicativo, procure pela opção “Novo Requerimento” e clique nela. Então, é preciso escolher a opção “Salário Maternidade” na lista de benefícios disponíveis para solicitação.
4. Preencha os dados solicitados para o salário maternidade
Nesta etapa, você precisará fornecer informações sobre sua gravidez, como data estimada de nascimento e número de filhos.
Além disso, será necessário informar seus dados pessoais, como:
- CPF;
- RG;
- Endereço.
5. Envie a documentação necessária
Depois de preencher todos os dados, será o momento de enviar a documentação necessária para comprovar seu direito ao salário maternidade.
Geralmente, o INSS exige:
- A carteira de trabalho;
- Certidão de nascimento do bebê;
- Um laudo médico;
- Declaração de afastamento.
6. Acompanhe o status do seu pedido de salário maternidade
Por fim, após o envio da documentação, você poderá acompanhar o status do seu pedido pelo próprio aplicativo do INSS. Para isso, é necessário acessar a opção “Meus requerimentos” e verificar se há alguma atualização.
Ademais, caso haja alguma pendência ou necessidade de complementação documental, o INSS enviará uma notificação para que você possa corrigir ou enviar o documento faltante.
Vale destacar que o prazo médio para análise do pedido de salário maternidade é de 30 dias, porém, em muitos casos, a análise é realizada de forma mais rápida.
Além disso, o processo de solicitação do salário maternidade pelo aplicativo do INSS vale tanto para trabalhadoras empregadas como para trabalhadoras autônomas ou desempregadas. Isso porque o benefício destina-se a todas as mulheres que contribuíram para a Previdência Social.
Agora que você já sabe como solicitar o salário maternidade pelo aplicativo, coloque essas dicas em prática e garanta seus direitos com mais comodidade!