Os golpes do empréstimo consignado não são novidade, e essa é uma modalidade de crime que vem persistindo, gerando prejuízos de maneira especial aos aposentados. Assim, essas fraudes atingem servidores tanto civis, quanto militares e comprometem a renda, gerando além de danos financeiros, traumas.
Além de ser um golpe persistente, o crime apresentou aumento de incidência nos últimos tempos. Essa elevação na ocorrência de golpes vem despertando a atenção das entidades financeiras e também autoridades que têm alguma ligação com o setor. A exemplo de advogados que se dedicam à orientação e defesa desses casos.
Os bandidos se aproveitam do fato de que essa forma de empréstimo costuma ter taxas de juros atraentes, em virtude do pagamento acontecer antes mesmo do dinheiro entrar na conta, e oferecem vantagens irrecusáveis.
Que entender melhor como funcionam os golpes do empréstimo consignado? Continue a leitura do texto até o final!
Como evitar golpes do empréstimo consignado observando as vantagens oferecidas
Uma das características comuns dos golpes é o oferecimento de vantagens muito superiores ao que existe no mercado. Então, desconfiar de ganhos fáceis ou qualquer outra facilidade impraticável é a primeira atitude para não cair em golpes.
Desse modo, antes de acreditar e aceitar propostas muito vantajosas, a recomendação é conferir a veracidade e honestidade das instituições financeiras. Outro comportamento indispensável é o cuidado no fornecimento de dados pessoais referentes a contas bancárias ou informações que tenham relação com benefícios via celular ou alguma rede social.
Segundo o advogado Aldo Nunes, do escritório Aldo Nunes Advocacia, de Florianópolis (SC), os criminosos que praticam esse tipo de golpe são pessoas sem escrúpulos. Eles não se importam em se aproveitar justamente da confiança dos trabalhadores para contrair através do golpe do empréstimo consignado, débitos fraudulentos que comprometem de forma grave os proventos do servidor.
Funcionamento do golpe do empréstimo consignado
O consignado é uma modalidade de crédito em que se concede empréstimo aos aposentados, pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e demais funcionários públicos é em consignação. Em outras palavras, o empréstimo tem como garantia o próprio rendimento do cidadão. Sendo assim, o desconto das parcelas são diretamente na folha de pagamento.
Dessa forma, há casos em que os criminosos golpistas se passam por funcionários de instituições financeiras e oferecem essa modalidade com vantagens além do habitual. Assim, ao conseguir a aceitação do servidor aproveitam para obter os dados bancários ou outras informações de uso restrito e utilizam para diversas finalidades.
Em alguns casos o empréstimo até existe de fato, porém o convencimento é através de propostas mirabolantes. Portanto, o interesse dos golpistas é apenas o pagamento como agente intermediador.
Realizando transações seguras
Por fim, para evitar os golpes do empréstimo consignado e realizar a contratação segura dessa modalidade de crédito, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) aconselha realizar simulações.
Dessa forma, o servidor tem a oportunidade de analisar todas as condições, como os prazos de pagamento e as taxas. Outra dica é nunca fazer uso de toda a margem consignável possível sobre o salário ou a pensão e aposentadoria.
Agora que você já conhece os perigos dos golpes do empréstimo consignado, fique atento para não comprometer seus rendimentos. Volte para mais informações.