Saber como emitir o PPP pelo Meu INSS é muito importante para que os trabalhadores que estão em busca da aposentadoria especial, possam poupar tempo e evitar a burocracia para conseguir o documento. No entanto, nem todos os contribuintes sabem como fazer isso.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Para que assim, você que está reunindo os documentos para solicitar a aposentadoria especial, saiba como emitir o PPP pelo Meu INSS.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como emitir o PPP pelo Meu INSS?
O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é um documento de extrema importância para o trabalhador, pois atesta as condições de trabalho às quais ele foi exposto ao longo de sua carreira.
E agora, com o aplicativo Meu INSS, tudo ficou muito mais fácil e rápido. Isso porque, por meio desse app é possível realizar muitas funções previdenciárias sem a necessidade de ir a uma agência, inclusive a emissão do PPP.
Assim sendo, confira abaixo o passo a passo de como emitir o PPP pelo Meu INSS:.
1. Baixe o aplicativo Meu INSS e faça o seu cadastro
Primeiramente, para emitir o PPP pelo Meu INSS é necessário baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel. O app está disponível gratuitamente na App Store e Google Play.
Dessa forma, após a instalação, faça o seu cadastro, informando todos os dados solicitados, como nome, CPF, data de nascimento, entre outros.
2. Faça o login no aplicativo Meu INSS
Então, após realizar o cadastro, entre no aplicativo informando o seu CPF e a senha cadastrada. Contudo, caso seja o seu primeiro acesso, você poderá realizar criar uma segundo as instruções do próprio Meu INSS.
3. Acesso ao PPP
Ademais, ao entrar no Meu INSS, você encontrará diversas opções de serviços.
Sendo assim ,para emitir o PPP, clique em “Do que você precisa” e digite “Perfil Profissiográfico Previdenciário”. Então, clique em “Emitir PPP”.
4. Preenchendo as informações para emitir o PPP
Depois de selecionar a opção “Emitir PPP”, será necessário preencher algumas informações importantes para a emissão do documento. Dessa maneira, informe o número do PIS ou NIT, bem como a data de início e o término do período laboral desejado.
Além disso, caso não possua essas informações, entre em contato com a empresa que você trabalhou e solicite os dados necessários.
5. Aguardando a emissão do PPP
Por fim, depois de preencher corretamente todas as informações que o sistema do aplicativo solicita, aguarde alguns instantes para que o Meu INSS processe os dados e emita o PPP. Esse processo pode levar alguns minutos, por isso, tenha paciência e não interrompa o procedimento.
Além disso, lembre-se sempre de manter seus dados atualizados e, caso enfrente qualquer problema durante o processo de emissão do PPP, entre em contato com o suporte do Meu INSS para auxiliá-lo.
Agora que você já sabe como emitir o PPP pelo Meu INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto. Afinal, ela é de extrema importância para nós!