O Simples Nacional traz muitas vantagens para o empresário pois é um regime simplificado para fazer a apuração dos tributos. Entretanto, apesar dessa simplificação, exige conhecimento de alguns detalhes, para gerar as guias de pagamento.
Além disso, tem também os relatórios, a exemplo do extrato do Simples Nacional. Todos exigem atenção, para evitar a geração de dados incorretos ou fora da competência.
O objetivo desse regime é proporcionar redução na carga tributária da empresa e ainda tornar mais simples o cálculo e a quitação dos tributos. Assim, três modalidades de empresa têm a possibilidade de gozar dos benefícios desse regime simplificado: as MEs (Microempresas), as EPPs (Empresas de Pequeno Porte) e MEIs (microempreendedores individuais).
Quer saber tudo sobre o simples nacional e descobrir como emitir seu extrato? Continue a leitura do texto até o final!
Características do extrato do Simples Nacional
Primeiramente é importante saber que o extrato do Simples Nacional é um documento referente a dados financeiros da empresa que exige muita atenção. Ele tem a forma de relatório, onde reúne informações sobre diversas movimentações das micro e pequenas empresas:
- Fiscais;
- Tributárias;
- Econômicas.
O acesso a esse documento pelas empresas que optarem pelo Simples Nacional é feito através do programa eletrônico próprio do regime: o PGDAS-D.
Assim, as declarações do faturamento mensal dessas empresas são via Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D).
Assim, o PGDAS funciona como a admissão de uma dívida, em virtude de seu caráter declaratório. Sendo assim é primordial manter a atenção e ter conhecimento de todos os detalhes, durante seu preenchimento. Afinal, qualquer erro pode trazer complicações, especialmente quando se trata de informar os valores para gerar o extrato.
Outro fator que o empresário deve estar atento é referente aos prazos de geração do documento. Afinal, o PGDAS deve ser entregue até o dia 20 do mês que sucede ao fato gerador.
Como emitir o extrato do Simples Nacional
Conforme mencionamos anteriormente o processo para a geração do documento é muito prático e simples.
Vale reforçar que ele sempre deve acontecer através do PGDAS-D. Seguindo os seguintes passos:
- Acessar o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório utilizando o Certificado Digital ou o Código de Acesso;
- Clicar na chave específica do “Código de Acesso” que fica na linha “PGDAS-D e Defis”.
- Selecionar a opção “Declaração Mensal”.
- Clicar no ícone “Consultar declarações”;
- Digitar o ano-calendário que se deseja.
- Clicar no ícone para impressão imprimir, que fica na coluna “Extrato”.
Como verificar se houve o pagamento do documento
Por fim, para averiguar se se os tributos com apuração através da guia de recolhimento do Programa eletrônica, basta realizar o acesso ao Portal do Simples Nacional. Também é possível verificar através do acesso ao portal e-CAC.
Sobretudo, porque os dois sites contam com segurança jurídica para emitir os comprovantes referentes ao recolhimento. Além disso, o acesso através desses dois portais tem outro ponto interessante. Ele possibilita a impressão de todos os comprovantes de pagamento para que o empresário possa arquivá-los.
Você encontra alguma dificuldade em relação a emissão do extrato do Simples Nacional? Comente conosco.