Criado em 2004 pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (órgão do Governo Federal) o Portal da Transparência é uma ferramenta digital disponibilizada para o público que deseja conferir como os recursos públicos estão sendo utilizados. Desse modo, saiba agora mesmo como consultar o Bolsa Família pelo Portal da Transparência e obter informações sobre o benefício.
Por meio do site é possível ter acesso aos diversos dados do benefício, bem como valores repassados e muito mais. Portanto, veja como utilizar o serviço que é disponibilizado para a população em geral.
Como consultar o Bolsa família pelo Portal da Transparência
Para consultar o benefício do Bolsa Família, o interessado deve seguir o passo a passo:
- Acesse o Portal da Transparência (http://www.portaltransparencia.gov.br/);
- Na primeira tela, digite o nome completo do Responsável Familiar (RF) no espaço de busca (campo escrito “Busque por órgão, cidade, CNPJ, servidor…”).
- Em seguida, a busca retornará resultados para o termo pesquisado, com o padrão “Beneficiário do Programa Bolsa Família (aparecerão o nome e o CPF do RF);
- Ao clicar no nome do beneficiário, serão divulgadas informações a respeito do Número de Identificação Social (NIS) e os valores pagos que foram sacados e os disponibilizados a cada mês.
No entanto, se essa busca não for satisfatória ou se o interessado não conseguir efetuar o passo a passo, basta realizar a consulta de outra maneira; refinando a pesquisa; ou seja, deverá selecionar a opção “Benefícios do Cidadão” na tela inicial.
As informações serão apresentadas prontamente para o usuário.
Importância da ferramenta
O Portal da Transparência tem uma importância imensurável, pois tem sido um instrumento importante de controle social que pode ser utilizado por qualquer pessoa com a divulgação de informações sérias e verídicas sobre como a gestão púbica do país está acontecendo.
De acordo com o Portal, os dados divulgados são provenientes de diversas fontes de informação, entre as quais estão os grandes sistemas estruturadores do Governo Federal – como o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) –, as bases de benefícios sociais, as faturas de Cartão de Pagamentos do Governo Federal, as bases de imóveis funcionais, entre diversas outras.
Além disso, o acesso ao Portal não requer usuário nem senhas, sendo permitido a qualquer cidadão navegar pelas páginas de forma livre, bem como visualizar e utilizar os dados disponíveis da forma que melhor lhe convier.
Veja ainda: Quem recebe Bolsa Família vai receber Bolsa do Povo? Tire as dúvidas agora mesmo
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.