Ser um contribuinte facultativo da Previdência traz diversas vantagens para a vida do segurado. Isso porque, a contribuição com o INSS é a chave para todos os benefícios previdenciários que o órgão paga.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você saiba quais as vantagens de ser um contribuinte facultativo da Previdência.
Portanto, não deixe de acompanhar a leitura até o final, para não perder nada importante sobre esse tema!
O que é ser um contribuinte facultativo da Previdência?
Bem como todos já devem saber, a Previdência Social é um sistema de proteção social que garante direitos e benefícios aos trabalhadores e seus dependentes. Sendo assim, o contribuinte facultativo é aquele que não possui vínculo empregatício e contribui de forma voluntária para o regime previdenciário.
Dessa maneira, essa categoria engloba pessoas como:
- Estudantes;
- Desempregados;
- Donas de casa;
- Autônomos não formalizados, entre outros.
Qual a importância de ser um contribuinte facultativo?
Ser um contribuinte facultativo da Previdência traz diversos benefícios e segurança para o futuro. Isso ocorre porque, o contribuir regularmente, o segurado passa a ter direito a uma série de benefícios previdenciários, como:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Salário-maternidade, entre outros.
Contudo, ter acesso aos benefícios previdenciários não é a única vantagem de ser um contribuinte facultativo da Previdência.
Quais as vantagens de ser um contribuinte facultativo da Previdência?
Conforme mencionado, ser um contribuinte facultativo da Previdência traz diversas vantagens e benefícios para o segurado.
Assim sendo, confira abaixo algumas das principais vantagens que essa categoria de segurado do INSS possui.
1. Flexibilidade nos valores das contribuições
Primeiramente, uma das vantagens de ser um contribuinte facultativo é a flexibilidade nos valores das contribuições. O segurado pode escolher o valor que melhor se adequa às suas possibilidades financeiras, sendo possível contribuir com a alíquota mínima ou aumentar o valor para obter uma aposentadoria maior no futuro.
Desse modo, essa flexibilidade permite que cada pessoa ajuste sua contribuição de acordo com suas necessidades e objetivos.
2. Garantia de cobertura previdenciária
Ademais, ao se tornar um contribuinte facultativo da Previdência, a pessoa passa a ter garantida a cobertura previdenciária, ou seja, terá direito aos benefícios previdenciários caso precise deles no futuro.
Isso proporciona uma maior tranquilidade e segurança financeira, já que a Previdência Social é responsável por amparar o segurado em situações como doenças, acidentes, maternidade, entre outros imprevistos.
3. Possibilidade de complementação de aposentadoria
Por fim, outra vantagem importante é a possibilidade de complementar a aposentadoria. Muitas pessoas possuem um vínculo empregatício, mas desejam aumentar o valor do benefício recebido na aposentadoria.
Assim, nesses casos, é possível contribuir como facultativo para obter uma aposentadoria complementar. Essa estratégia permite ao segurado ter uma renda maior após se aposentar, garantindo uma melhor qualidade de vida na terceira idade.
Agora que você já sabe quais as vantagens de ser um contribuinte facultativo da Previdência e mais algumas informações, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto.