Uma nova modalidade de liberação do BPC/LOAS está sendo estudada pelo Governo. Dessa forma, caso a medida seja aprovada, a concessão do benefício poderá ser feita de forma automática.
Assim sendo, é importante que os interessados em participar desse programa estejam a par dessa nova modalidade de liberação, a fim de conseguir a aprovação do benefício de uma maneira mais rápida.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você saiba tudo o que precisa sobre o BPC/LOAS.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que pode causar o corte do meu BOLSA FAMÍLIA? Saiba agora e evite ter o benefício BLOQUEADO
O que é o BPC/LOAS?
Antes de saber qual é a nova modalidade de liberação do BPC/LOAS, é importante saber no que consiste esse benefício.
Dessa maneira, o BPC/LOAS trata-se de um benefício assistencial previsto na legislação brasileira, que volta-se para pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda per capita familiar de até 1/4 do salário mínimo. No entanto, a liberação desse benefício muitas vezes é um processo burocrático e demorado.
Porém, recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a estudar a implementação da concessão automática do BPC/LOAS. O que representa uma nova modalidade de liberação mais ágil e eficiente.
Leia: Excelente notícia para os trabalhadores: CAIXA libera pagamento com 1 mês de antecedência
O que é a nova modalidade de liberação do BPC/LOAS?
Anteriormente, o INSS exigia uma análise detalhada do pedido para verificar se o possível beneficiário se enquadra nos requisitos que a lei estabelece. Porém, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, questionou a necessidade dessa análise, uma vez que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social já possui um banco de dados, chamado Cadastro Único (CadÚnico). Esse banco de dados possui informações sobre as famílias em situação de vulnerabilidade.
Com base nisso, Lupi levantou a possibilidade de utilizar essas informações para uma concessão automática do benefício, evitando assim a duplicidade de procedimentos.
Qual é o objetivo da nova modalidade de liberação do BPC/LOAS?
A implementação da concessão automática do BPC/LOAS tem como objetivo simplificar o processo de concessão do benefício, tornando-o mais rápido e eficiente. Isso porque a análise detalhada pelo INSS não seria mais necessária, uma vez que os dados já estariam disponíveis no CadÚnico.
Dessa forma, o órgão responsável apenas precisaria conceder o benefício, sem a necessidade de uma nova avaliação.
Não perca também: INSS: Posso ACUMULAR Pensão por Morte e Benefício de Prestação Continuada (BPC)?
Quais as vantagens da nova modalidade de liberação do benefício?
Por fim, como todos já devem imaginar, essa nova modalidade de liberação do BPC/LOAS traz diversos benefícios tanto para os beneficiários quanto para o próprio INSS. Em primeiro lugar, facilita o acesso ao benefício, evitando que pessoas que realmente necessitam tenham que passar por um longo processo burocrático.
Além disso, também reduz a carga de trabalho dos servidores do INSS, que poderão focar em outras atividades, já que não precisarão analisar cada pedido de forma individual.
Agora que você já sabe tudo sobre a nova modalidade de liberação do BPC/LOAS, não deixe de acompanhar as próximas notícias para saber quando a medida entrará em vigência.
Ademais, deixe sua opinião sobre esse assunto nos comentários!