Você sabia que é possível sacar o Bolsa Família fora dos dias úteis? O pagamento é feito de acordo com o calendário regular do programa, porém, o saque pode ser feito aos sábados, domingos e, inclusive, nos feriados estaduais e federais.
Tendo isso em vista, saiba como isso é possível e como sacar a parcela. Confira, ainda, quais os critérios necessários para poder efetuar o saque em dinheiro fora dos dias e horários comerciais.
Como sacar o Bolsa Família fora dos dias úteis
O pagamento do Bolsa Família pode ser sacado nos finais de semana desde que o valor já tenha sido depositado na conta e esteja, portanto, disponível para o saque.
Além disso, para que o saque em dinheiro seja possível é necessário que o processo seja feito por meio dos caixas eletrônicos e que haja, obviamente, dinheiro no terminal de atendimento.
Portanto, para evitar filas ou caso o beneficiário não possa sacar a parcela no mesmo dia em que ela é creditada, pode efetuar o saque nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF) quando for mais conveniente, sem ultrapassar o prazo máximo de 90 dias após a data determinada.
Saque no caixa eletrônico
Para sacar o Bolsa Família por meio do caixa eletrônico, basta apenas que o beneficiário se dirija a qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF) portando senha e cartão do programa. Desse modo, o saque não é feito em outras agências bancárias, como o Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, etc.
Além disso, o saque só é possível no dia em que o benefício é depositado na conta do participante ou em até 90 dias após o pagamento.
Assim sendo, o saque do Bolsa Família no caixa eletrônico é simples e rápido. O beneficiário deve inserir o cartão no caixa e aguardar a leitura do sistema, depois deve fornecer a senha e seguir como requisitado pelo caixa. Depois, é só retirar o dinheiro e finalizar o saque.
Outras opções disponíveis para o saque do benefício
Caso o beneficiário opte por outras opções de saque (em dias úteis e horários comerciais), as alternativas disponíveis são:
- Saque direto na boca do caixa: nessa opção, o beneficiário deve aguardar na fila para o atendimento. Se estiver com a senha e o cartão do programa, qualquer membro pode receber o saque, caso contrário, somente o RF portando documento com foto e informar que deseja outro cartão ou uma nova senha;
- Saque na Lotérica: para efetuar o saque do Bolsa Família na Lotérica, somente o RF é permitido, estando ou não com o cartão e senha do programa. Caso não esteja com o acesso ao benefício, deve apresentar um documento com foto.
Veja ainda: Décimo terceiro do Bolsa Família: veja a quem se destina a parcela residual do programa
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.