Considerado o grupo hacker ativista mais famoso do mundo, o Anonymous anunciou nesta quinta-feira (03) ter interceptado informações do governo da Rússia que revelam que a gestão do presidente Vladimir Putin tinha um plano para matar Volodymyr Zelensky, chefe do Executivo ucraniano.
No Twitter, o grupo hacker informou que “informações vazadas do FSB russo [uma espécie de Polícia Federal (PF) da Rússia] alertam a Ucrânia para o plano de assassinato contra o presidente Zelensky”. Apesar da afirmação, o grupo não informou detalhes de como seria o plano para ceifar a vida do político. Em outra publicação, o Anonymous afirmou que, “agora, podemos esperar uma luta interna pelo poder dentro do Kremlin para derrubar o regime” do presidente Vladimir Putin.
Anonymous
A guerra na Ucrânia tem mostrado uma dinâmica jamais vista anteriormente. Isso porque, além dos campos de batalha presenciais, os conflitos também estão acontecendo de forma virtual. O Anonymous, por exemplo, tem se mostrado ativo em ajudar a derrotar a Rússia no mundo digital.
Nesta quinta, além de ter revelado que a Rússia planejava matar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o grupo afirmou ter sido o responsável por derrubar o site da Agência Espacial Russa pela segunda vez. Essa tática tem como intuito limitar o acesso e a troca de informações oficiais entre os órgãos do país.
Desde a semana passada, tem-se visto uma guerra no mundo digital. Isso porque a área de inteligência russa tem tentado invadir sistemas da Ucrânia para limitar o acesso da população à internet e energia, por exemplo. Por conta disso, grupos como o Anonymous tentam frear as empreitadas russas em busca de diminuir ainda mais o poder de contra-ataque dos ucranianos.
Internet na Ucrânia
Assim como publicou recentemente o Brasil123, não são somente os hackers que estão ajudando a Ucrânia quando o assunto é internet. No último domingo (27), o bilionário Elon Musk anunciou que ajudaria na distribuição de internet para a Ucrânia. Para isso, informou ele, seu grupo SpaceX ativou o serviço de internet via satélite Starlink no país.