Nesta quarta-feira (11), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi questionado sobre a possibilidade do governo federal estender a intervenção na segurança pública do Distrito Federal, marcada para ser encerrada no próximo dia 31 de janeiro. O ministro se esquivou da resposta e fez uma brincadeira: “Cada dia com sua agonia”, disse Rui Costa, em tom de brincadeira.
Nesse sentido, ao comentar sobre como o governo federal vai garantir a segurança do Palácio do Planalto, Rui Costa afirmou que: “Será aplicado o reforço da segurança a cada momento que for necessário. E nós vamos implementar rotinas de ensaios, do mesmo jeito que na indústria se faz ensaio contra incêndio, treinamento de evacuação, serão feitas rotinas periódicas de treinamento de pessoal e de garantia da lei e da ordem e da democracia”.
Além disso, Rui Costa comentou que foram tomadas medidas de segurança em todo país devido as novas manifestações convocadas por extremistas de direita nas capitais brasileiras para esta quarta-feira. “Tem medidas para esta quarta de reforço da segurança em todo o país, uma vez que circularam cards de novas manifestações. Então, por precaução, a segurança na Esplanada dos Ministérios, nas cidades e no país como um todo”, afirmou o ministro.
Ainda, de acordo com Rui Costa, “não precisa de GLO (Garantira da Lei e da Ordem) para proteger o Palácio”. “A segurança no Distrito Federal está sob intervenção e haverá todo reforço do Exército para proteção, além das outras forças de segurança”, disse.
AGU solicitou ação do ministro Alexandre de Moraes sobre manifestações
Na última terça-feira (10), a Advocacia Geral da União (AGU) encaminhou uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Alexandre de Moraes tome as devidas decisões sobre às manifestações realizadas por extremistas bolsonaristas em todo o país.
Nesse sentido, a petição está relacionada a uma ação que investiga diversos bloqueios em estradas pelo país. O encaminhamento do texto foi realizado após 5 grupos no Telegram serem monitorados. A convocação das manifestações tinha como título “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder”.
No entanto, ao que tudo indica, os atos marcados foram um verdadeiro “fiasco”, pelo menos na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Houve baixa adesão à manifestação e, além disso, o local conta com forte contingente policial. A baixa adesão também foi notada em outras capitais, como Porto Alegre, que também contou com presença da Brigada Militar.
Demissão do ministro da Defesa
O ministro da Casa Civil também comentou sobre a possibilidade de demissão do ministro da Defesa, José Múcio. Segundo ele, a hipótese “não tem o menor cabimento”, chamando de “fake news” a publicação do deputado federal André Janones (Avante-MG), no Twitter.
“Não tem o menor cabimento esta hipótese, isso é coisa de quem quer fazer guerra política e fragilizar o ministro. Não existe isso. O ministro estava comigo ontem até 22h30 aqui no Planalto. Já fiz várias agendas com ele para esta semana e para semana que vem. Isso é fake news”, afirmou Rui Costa.