Você sabe quais são os benefícios da rúcula? A rúcula é uma hortaliça verde-escura que possui vitaminas e sais minerais importantes. É uma folha que tem um travo ligeiramente amargo. Ela fica bem com frutas mais doces, queijos mais salgados ou mesmo pelo meio da alface. Vai bem com praticamente tudo, mas a juntar a isto ainda é super benéfica para o nosso organismo.
Quais são os benefícios da rúcula
O consumo regular faz bem para os olhos. Por ser fonte de carotenoides (precursores de vitamina A), a rúcula contribui com a saúde ocular. Vale lembrar que a vitamina A não é produzida pelo corpo humano. Sendo assim, devemos obtê-la por meio do consumo de alimentos que possuam o nutriente. Nos vegetais, essa vitamina é encontrada nas folhas verdes (como rúcula, brócolis, espinafre e couve).
Fonte de vitamina C, a rúcula fortalece o sistema imunológico. É um antioxidante e ajuda na eliminação de radicais livres. Dessa forma, ao consumir a hortaliça, o corpo responde melhor aos processos infecciosos e ao estresse oxidativo. A vitamina C também não é produzida pelo organismo. Portanto, é importante consumir alimentos com esse nutriente com frequência.
O consumo regular ajuda a controlar a fome. A rúcula aumenta a saciedade devido à presença das fibras. Tais fibras retardam o esvaziamento gástrico e fazem com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo e consuma menos alimentos.
Outros benefícios:
- Previne úlceras gástricas
- Aliada na prevenção do câncer
- Alivia as cólicas intestinais
- Auxilia no emagrecimento
- Protege o cérebro contra doenças degenerativas
- Protege a saúde dos olhos
- Proporciona gravidez saudável
- Reduz infecções
- Previne anemia
- Previne o envelhecimento
Onde colocar rúcula
Pode ser consumida em saladas e é ingrediente de diversas receitas como lasanhas, bolinhos e tortas.
Contraindicações
Pessoas com problemas renais e quem faz uso de medicamentos anticoagulantes precisam consumir com moderação.
E aí, você costuma colocar rúcula no seu cardápio?
Leia mais aqui.