Assim como os humanos e, em especial, as crianças, os cachorros gostam de rotina. Na verdade, eles precisam dela para sentir-se em paz e sem ansiedade. Isso porque, se para os humanos já é ruim não saber o que vem depois, imagine para um cachorro! Por isso, o ideal é criar uma rotina de cachorro para o seu pet.
Dessa forma ao se aproximarem os horários de cada atividade, eles já estarão preparados para ela. Isso é bom não apenas para o pet, mas para você, que terá um cachorro menos estressado e mais tranquilo em casa. Não se esqueça: seu pet gosta tanto de previsibilidade quanto você. Veja como criar essa rotina, na matéria abaixo.
Longevidade canina: 5 dicas para ajudar o seu cão a ter uma vida longa
Alimentação
Para criar uma rotina de cachorro ideal para o seu pet, defina horários para sua alimentação e cumpra com eles. Assim como os humanos se alimentam em horas específicas, por exemplo, tomando café da manhã pela manhã, almoçando ao meio-dia e jantando a noite, os pets também precisam desses horários.
Para que eles não fiquem muito tempo sem comer e tenham muita energia, é ideal que a alimentação deles seja fornecida duas vezes por dia, sempre nos mesmos horários. Verifique a quantidade de ração que você deve dar por dia, no rótulo do produto, e divida por dois.
Passeios
Cachorros precisam passear para gastar energia, especialmente se você mora em apartamento ou locais pequenos. Por isso faça passeios com seu pet, no mínimo duas vezes ao dia. Não se esqueça de passear sempre no mesmo horário. Lembre-se, a melhor qualidade de vida do seu pet gira em torno da rotina.
O sono
Cachorros dormem muito e muitas horas por dia. E isso é essencial para que eles sejam animais saudáveis. Por isso, não ligue se o seu pet dormir a maior parte do tempo, ou tirar vários cochilos ao longo do dia. Isso faz parte de uma rotina de cachorro saudável.
Casa em ordem: dicas para manter a organização doméstica
Brincadeiras
O seu cachorro precisa brincar, não apenas para se distrair ou ficar feliz, o que já seria motivo suficiente. As brincadeiras fazem com que eles exercitem novos aprendizados, treinando a mente. Além disso, eles gastam energias quando brincam, ficando mais relaxados e tranquilos.
Não deixe o seu pet sozinho em casa por muito tempo
Os cachorros são muito apegados aos seus donos e à sua rotina e ficam muito estressados quando algo não seguem os padrões diários. Eles ficam irritados, especialmente, quando ficam muito tempo sozinhos em casa. Por isso, se você tiver que deixá-los por muito tempo, não faça isso com frequência, ou você terá um cachorro emocionalmente afetado e bagunceiro em casa.
É por isso que muitos donos saem de casa e quando voltam, ela está uma bagunça, com mordidas pelas almofadas, chinelos e cheia de papel higiênico pelo chão. Dê ao seu pet a atenção que ele precisa e isso dificilmente acontecerá com você.
Atividade física: 6 dicas para se preparar para sua prática