O rotativo do cartão de crédito é uma das piores linhas de crédito do país e pode chegar a juros de mais de 1.000% ao ano, segundo dados do Banco Central. Por isso, especialistas sugerem que os brasileiros fujam imediatamente dessa modalidade. Contudo, a facilidade de pegar o valor emprestado é enorme e, por isso, acaba sendo a opção de muita gente.
Por conta dos altos juros e da falta de informação por parte dos bancos, muitos brasileiros acabavam devendo muito no rotativo do cartão de crédito. Dessa forma, reunimos algumas dicas para quem quer sair ou fugir dessa modalidade.
Entenda os seus gastos
A primeira forma de fugir ou sair do rotativo é entender os seus gastos para que, posteriormente, saiba lidar com eles. Isso porque muita gente sequer sabe o que está pagando e, por isso, acaba ficando anos em dívida com os bancos, com juros extremamente altos. Para se ter ideia, o rotativo do cartão de crédito é tão agressivo que virou assunto de governo.
Nas próximas semanas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que conversará com os bancos para adotar medidas para diminuir os juros cobrados. Dessa forma, o bolso de quem mais deve pode ficar aliviado por algum tempo.
De qualquer forma, para fugir do rotativo do cartão de crédito é preciso entender o valor devido. Isso porque, em caso de não pagamento integral da fatura, a linha é acionada automaticamente e cobrada nas faturas subsequentes. Dessa forma, entenda o valor devido e evite o uso do cartão de crédito o máximo possível. Ainda, procure formas de renda extra para sair imediatamente desse empréstimo.
A segunda dica é pagar a fatura total sempre, mesmo que seja necessário atrasar outras contas. Na prática, esse é o maior juros do mercado e, financeiramente, não vale a pena ficar devendo para o banco. Para quem já tem a dívida, a dica é tirar um empréstimo pessoal, com juros menores, para quitar o rotativo do cartão de crédito. Nesse caso, adquira linhas com parcelas que caibam no seu bolso.
Evite entrar no rotativo do cartão de crédito
Para quem quer evitar entrar no rotativo do cartão de crédito, a dica é analisar todas as suas finanças pessoas para entender o que está acontecendo. Muitas vezes, o valor do cartão de crédito representa mais de 50% da renda mensal, o que é preocupante, segundo especialistas.
Por isso, crie o hábito de prever os seus gastos fixos no cartão de crédito. Isso porque há padrões de gastos todos os meses, sejam eles essenciais ou não. Por outro lado, crie uma rotina de olhar a sua fatura uma vez por semana. Dessa forma, você fica ciente do valor devido e consegue mensurar como andam as suas contas para o mês posterior.
Outra dica é evitar fazer saque em dinheiro do cartão de crédito. Isso porque há cobrança por isso, o que pode fazer você entrar no rotativo. Por fim, entenda que, se você se enrola com o cartão, a melhor saída é não ter um.
Veja mais: Caixa está liberando mais de R$ 1.300 para ESTAS PESSOAS