A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou, nesta quinta-feira (22), a posse do advogado Cristiano Zanin, que foi indicado para a Corte pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme informações publicadas pelo portal do STF, a cerimônia de posse foi marcada para o dia 03 de agosto.
Rosa Weber teve uma reunião com Cristiano Zanin nesta quinta de cerca de 40 minutos. Foi na ocasião que a data foi definida. Depois do encontro, o advogado se encontrou com os demais ministros do STF. Não suficiente, Cristiano Zanin também conversou com a cúpula administrativa do STF para ter detalhes sobre como será o funcionamento de seu gabinete.
Assim como publicou o Brasil123, Cristiano Zanin vai assumir uma cadeira na Corte com o segundo menor acervo: são 534 processos que ele herdará de seu antecessor, Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril ao completar 75 anos, idade máxima para um ministro manter o cargo na Corte.
A indicação do advogado foi polêmica, pois ele, que é próximo a Lula, foi o defensor do petista durante a Lava Jato, operação da Polícia Federal (PF) que culminou na prisão do atual presidente, que ficou detido por mais de 500 dias em Curitiba, no Paraná. Antes do encontro com os futuros colegar, o indicado já havia recebido os parabéns pelas redes sociais.
Nesta quinta, Alexandre de Moraes, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por exemplo, disse que a indicação do advogado de Lula foi “merecida”. Não suficiente, além de parabenizar pela aprovação no Senado – o nome indicado pelo presidente da República teve 58 votos favoráveis e 18 contrários no plenário da Casa – o ministro disse ter “absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”.
Além de Alexandre de Moraes, quem também se pronunciou foi Luís Roberto Barroso, por exemplo, disse que Cristiano Zanin “sempre atuou com elevada qualidade profissional” e que o vê como “advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades”. Já Dias Toffoli afirmou ter recebido “com satisfação” a aprovação de Cristiano Zanin. “Com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza”, relatou.
Por fim, Luiz Fux, outro ministro do STF, afirmou que a aprovação de Cristiano Zanin “revela que ele tem a competência necessária para integrar a Suprema Corte”, completando que o novo membro “será recebido de braços abertos”.
Leia também: Alexandre de Moraes, ministro do STF, manda Monark depor à Polícia Federal