O Congressista Ron Wright, do Texas, se tornou o primeiro deputado dos Estados Unidos a morrer em decorrência do novo coronavírus. Ele também estava lutando contra um câncer e não resistiu. Ele morreu na manhã desta segunda-feira (8).
De acordo com as informações da assessoria do republicano, Wright estava em uma situação delicada nos últimos dias. Ele não estava nem ido mais trabalhar no Capitólio. Ele entra portanto em uma lista enorme de vítimas da Covid-19 nos Estados Unidos.
Ainda no final de 2020, o republicano Lute Letlow também morreu de coronavírus. Na ocasião, ele morreu semanas depois de vencer as eleições e estrear no Capitólio. Mas neste caso, ele não era congressista porque não chegou a participar de sua própria posse.
É diferente do caso de Wright. Ele já atuava no Capitólio desde 2019. Além disso, era membro das Comissões de Política Externa, educação e trabalho. Sua assessoria disse que ele quer ser lembrado como um “político conservador”.
Wright não costumava estar muito presente no noticiário nacional. Seja como for, a morte de um congressista federal acabou chocando o país nas últimas horas. Vários políticos que trabalharam com ele usaram as redes sociais para lamentar a sua mortes.
Além da morte do congressista
A Covid-19 já matou mais de 464 mil pessoas nos Estados Unidos desde o início da pandemia. Para se ter uma ideia, isso é mais do que o dobro do segundo país com mais mortes. Nós estamos falando do Brasil, que registra neste momento 231 mil mortes.
O presidente Joe Biden tem portanto um grande desafio pela frente. É que essa pandemia acaba não só com vidas mas também com a economia de países inteiros. Biden terá que encontrar uma saída para esses problemas que estão assolando o país.