Rodrigo Pacheco (MDB), presidente do Senado Federal, confirmou nesta sexta-feira (07) que ele irá integrar a comitiva que viajará, junto com o chefe do Executivo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a China. Por outro lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), revelou que não participará do grupo que vai para o país asiático.
Assim como vem publicando o Brasil123, a expectativa inicial era a de que Lula e sua comitiva fosse para a China no mês passado – na ocasião, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira estavam confirmados e iriam à China com Lula, ministros de Estado e diversos empresários. Todavia, a viagem acabou sendo adiada após Lula ter sido diagnosticado com uma pneumonia.
Por conta disso, a viagem foi remarcada para a próxima semana. Em um primeiro momento, esperava-se que Arthur Lira também pudesse ir à viagem. A ideia de Lula, inclusive, era utiliza a ida ao país asiático para conseguir pacificar a relação entre os líderes das Casas, que estão disputando sobre as regras de tramitação das Medidas Provisórias (MPs).
Essa discussão tem gerado dificuldades para o governo que, esperando aprovar textos de seu interesse, tem negociado com as duas Casas sobre a tramitação dessas Medidas Provisória. No entanto, o encontro não vai acontecer, pois, em entrevista ao canal “Globo News”, Arthur Lira afirmou que tem compromissos no Brasil que não pode remarcar.
Não suficiente, Arthur Lira quer estar presente na Câmara dos Deputados nesta semana, visto que a Casa vai retomar votações importantes, sendo que a expectativa é que o governo envie, até sexta-feira (14), o texto do arcabouço fiscal. Como o prazo para envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) até o dia 15 de abril, o governo pretende enviar o texto da regra fiscal também ao Congresso nesta semana.
De acordo com Arthur Lira, assim que o texto em questão chegar à Câmara dos Deputados, será definido um relator – o escolhido deve ser algum integrante do PP, partido do chefe da Casa. Além das votações, a jornalista Ana Flor, do canal “Globo News”, afirmou que motivos médicos barraram a viagem de Arthur Lira.
Nesta sexta, foi divulgada a informação que, na quarta (05), o presidente da Casa passou por uma cirurgia para a correção de uma hérnia umbilical, tendo recebido alta no dia seguinte. Esse procedimento foi feito no Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, em São Paulo.
Leia também Lula na China deve movimentar noticiário político do mundo