O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB), não vai tentar se reeleger ao cargo de Deputado Federal. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (06) pela revista “Veja”. Hoje, Rodrigo Maria é coordenador do governo de São Paulo. Antes disso, ele desempenhava o papel de secretário da pasta de Projetos e Ações do estado.
‘Não engana ninguém’, diz Maia após desenhar nariz de Pinóquio em foto de Moro
De acordo com a veja, ele se filiou ao PSDB no último dia primeiro de abril. Na ocasião, era previsto que ele disputasse a eleição para Deputado Federal pelo Rio de Janeiro. No entanto, os planos mudaram e a expectativa agora é que ele continue atuando no governo paulista e também desempenhe o papel de presidente da federação entre o PSDB e o Cidadania no Rio de Janeiro.
Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, estava sem partido desde que foi expulso do DEM, em junho de 2021. Na ocasião, durante a disputa pela presidência da Casa, ele se desentendeu com o presidente do DEM, ACM Neto.
Histórico de Rodrigo Maia
Um dos políticos mais influentes dos últimos anos da Câmara, o deputado assumiu o cargo de presidente da Casa em 2016, quando o até então presidente Eduardo Cunha (MDB) renunciou ao posto. Em 2017 e 2019, o deputado foi reeleito para mandatos regulares no comando da Casa.
Ele saiu da presidência em 2021 após não conseguir, no Supremo Tribunal Federal (STF), a chance de disputar novamente as eleições para ser presidente da Câmara. Na ocasião, ele esteve em atritos com Arthur Lira, que assumiu em seu lugar, na disputa pela presidência da casa legislativa.
No entanto, em sua despedida, o deputado se emocionou e ainda afirmou que “as brigas passaram”. “As brigas passaram, vamos eleger um novo presidente. Tivemos um momento de mais atrito no meu caso com a candidatura do deputado Arthur Lira. A ele e aqueles que o apoiem, se em algum momento se sentiram ofendidos pelo o que falei, não foi a minha intenção”, começou na oportunidade.
“Admiro a cada um dos deputados e deputadas. Tenho orgulho de ser presidente desta casa e mais do que isso, tenho orgulho de ser deputado federal”, declarou ainda Rodrigo Maia na ocasião.
Leia também: Fake que circula pelas redes sociais diz que Lula enviou dezenas de homens para saquear supermercados no Ceará